Unidade didática para o letramento crítico em um curso técnico em administração

uma abordagem intervencionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14595

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Letramento Crítico, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo se dedicou a compreender como o ensino de leitura, pelo viés do letramento crítico, pode contribuir para a formação dos alunos de um curso Técnico em Administração ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Para isso, foi confeccionada uma unidade didática para ser aplicada durante as aulas da disciplina Redação Empresarial do curso mencionado. Métodos qualitativos e intervencionistas de pesquisa foram escolhidos na tentativa de focar o olhar nas experiências individuais dos estudantes dentro da sala de aula e para tentar modificar a realidade educacional sob análise. Por fim, a Análise Dialógica do Discurso (ADD) foi lançada como metodologia de análise de dados.

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Biografia do Autor

Marcel Alvaro de Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcel Alvaro de Amorim é Mestre e Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor de Didática e Prática de Ensino de Português/Literaturas da Faculdade de Educação da UFRJ e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisas PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (CNPq). Tem se dedicado a pesquisas sobre literatura e escola, leitura literária, práticas de letramentos literários e estudos da adaptação. 

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

MARTINS, Alessandra Maria Moraes; AMORIM, Marcel Alvaro de. Unidade didática para o letramento crítico em um curso técnico em administração: uma abordagem intervencionista. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14595, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14595. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14595. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024