Questões de gênero na formação de professores em nível médio técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.13166

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Estudos de Gênero, Formação de Professores.

Resumo

Neste artigo, ambicionou-se refletir sobre questões de gênero em um Curso Técnico de Formação de Professores em nível Médio de uma escola privada do Rio de Janeiro. Para isso, elaboramos, aplicamos e avaliamos uma Sequência Didática. Acreditamos que a abordagem do gênero pode contribuir para uma formação crítica de professores em nível Médio. Para tanto, construímos a pesquisa a partir de uma visão qualitativa e intervencionista. Os dados foram gerados através da adoção de instrumentos e técnicas de pesquisa como questionário, grupo focal e o diário do pesquisador. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise Dialógica do Discurso.

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Biografia do Autor

Juliana de Carvalho Castro, Instituto Federal do Rio de Janeiro / Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do King's College London - UK. É professor do Programa Profissional de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ - e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ.

Marcel Alvaro de Amorim, Instituto Federal do Rio de Janeiro/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcel Alvaro de Amorim é doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, atuando no Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFRJ, e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisas PLELL – Práticas de Letramento na Ensinagem de Línguas e Literaturas (CNPq).

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

CASTRO, Juliana de Carvalho; AMORIM, Marcel Alvaro de. Questões de gênero na formação de professores em nível médio técnico. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e13166, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.13166. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13166. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

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