Sequência Didática Interativa na Perspectiva Inclusiva de Estudante com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14380Palavras-chave:
Educação Matemática Inclusiva; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Equação de 1º GrauResumo
Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam prejuízos na interação e comunicação social e podem ser excluídos da apropriação de conhecimentos produzidos historicamente e culturalmente pela humanidade, como exemplo o conhecimento matemático. A intencionalidade do estudo é apresentar uma proposta de Sequência Didática Interativa (SDI) de retomada do conteúdo de Equações de 1º grau, direcionado para turmas do Ensino Médio Integrado que possuem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um ‘estudo-teste’ foi realizado com uma estudante que se encontra no espectro para verificação de viabilidade. O caminho metodológico sugerido contempla seis etapas e a proposta demonstra potencial de aplicabilidade.
Downloads
Referências
ALLARD, D. De l`évaluation de programme au diagnostic sócio-syst´´emique: trajetépistémologique. Thése de doctorat em Sociolgie. Mpontréal: Univesité Du Quebec à Montreal, 1997.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
BECKER, F. Abstração pseudo-empírica e reflexionante: Significado epistemológico e educacional. SCHÈME – Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Volume 6 Número Especial – Novembro/2014. ISSN: 1984-1655. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-1655.2014.v6n0.p104-128
BRASIL. Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Lei n. 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 01 de maio de 2022.
FERREIRA, W. J. Formação ética em Sequências Didáticas Interativas/ Willi Jansen Ferreira. -Belém, 2020.20p. Produto Educacional (Dissertação de Mestrado Profissional) – Instituto Federal do Pará, campus Belém, Curso de Mestrado Profissional em EPT – (PROFEPT), Belém, 2020.
FRANÇA, G.; PINHO; K. R. Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública. George França e Katia Rose Pinho. Palmas: i-Acadêmica, 2020.
GÓES, A. R. T.; GÓES, H. C. Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2015.
KHOURY; L. P.; et. al. Manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar: guia de orientação a professores [livro eletrônico]. – São Paulo: Memnon, 2014.
KOHAN, W. A filosofia no ensino médio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
NETO, A. A. L.; TRIGO, P. Guia Escolar do Autismo: Associação Pintando o seTEAzul [livro eletrônico]. – Fortaleza: APSA, 2017. Disponível em: https://pintandoseteazul.org.br/. Acesso em 25/08/2022.
OLIVEIRA, M. M. Metodologia Interativa: um processo hermenêutico dialético. Revista Interfaces Brasil/Canadá. Porto Alegre, v.1, n. 1. Sequência didática interativa no Ensino de Ciências. Anais do IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Universidade Federal de Sergipe. 2010a.
OLIVEIRA, M. M. Sequência Didática Interativa no Processo de formação de professores. Petrópoles, RJ: Vozes, 2013.
RADFORD, L. On psychology, historical epistemology, and teaching of mathematics: towards a socio-cultural history of mathematics. For the learning of mathematics. An International Journal Mathematics Education, v.17, n.1, pp. 26-33. Canadá FLM Publishing Association Vancouver. B, C, 1997.
RIBEIRO, M. V. C; PEIXOTO, G. T. B. A Educação Profissional e Tecnológica no Curso de Licenciatura em Matemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S. I.], v. 1, n. 22, p. 1 – 13, e12889, maio, 2022. ISSN 2447 – 1801. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12869
RODRIGUES, L. de L. B. LER, CRIAR E JOGAR: Metodologias Alternativas para Ensinar Equação do1º Grau. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produção didático-pedagógica, 2016. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_mat_utfpr_lauriendelucenabuscaronsrodrigues.pdf Acesso em:15/04/2022. ISBN 978-85-8015-094-0.
SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. MUNDO SINGULAR: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: Fontamar, 2012.
ZABALA, A. A Avaliação. In: ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.