Sequência Didática Interativa na Perspectiva Inclusiva de Estudante com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14380

Palavras-chave:

Educação Matemática Inclusiva; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Equação de 1º Grau

Resumo

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam prejuízos na interação e comunicação social e podem ser excluídos da apropriação de conhecimentos produzidos historicamente e culturalmente pela humanidade, como exemplo o conhecimento matemático. A intencionalidade do estudo é apresentar uma proposta de Sequência Didática Interativa (SDI) de retomada do conteúdo de Equações de 1º grau, direcionado para turmas do Ensino Médio Integrado que possuem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um ‘estudo-teste’ foi realizado com uma estudante que se encontra no espectro para verificação de viabilidade. O caminho metodológico sugerido contempla seis etapas e a proposta demonstra potencial de aplicabilidade.

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Biografia do Autor

Anderson Roges Teixeira Góes, Universidade Federal do Paraná

Anderson Roges Teixeira Góes

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8572-3758

Universidade Federal do Paraná

E-mail: artgoes@ufpr.br

 

 

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná

Sérgio Camargo

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8766-5424

Universidade Federal do Paraná

E-mail: s1.camargo@gmail.com

 

 

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Tania Teresinha Bruns Zimer

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9353-7944

Universidade Federal do Paraná

E-mail: taniatbz@gmail.com

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Publicado

09/11/2023

Como Citar

ZELLI WIEDEMANN, Ângela Paloma; ROGES TEIXEIRA GÓES, Anderson; CAMARGO, Sérgio; TERESINHA BRUNS ZIMER, Tania. Sequência Didática Interativa na Perspectiva Inclusiva de Estudante com Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e14380, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14380. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14380. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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