Memória e Educação Profissional no Brasil

usos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14377

Palavras-chave:

Memória, História Oral, História da Educação Profissional

Resumo

Este artigo trata das possibilidades de pesquisa em História da Educação Profissional utilizando os procedimentos metodológicos da História Oral, caracterizando-se como um trabalho de caráter exploratório. Realizamos uma breve análise da história da educação profissional no Brasil, para compreender as permanências e rupturas que culminaram na criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, no ano de 2008.  Também foi realizada uma discussão sobre o conceito de História Oral e Memória, para justificar o uso desta metodologia nas pesquisas no campo da História da Educação. Por fim, apresentamos a experiência com História Oral através das pesquisas desenvolvidas no Centro de Memória do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais, que nos permitiu concluir sobre a validade do uso da metodologia da História Oral, permitindo-nos acessar experiências invisíveis nos documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Pós Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) entre 2021/2022. Doutor em História pela UFMG (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003).

Douglas Biagio Puglia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP , na linha de pesquisa História e Cultura Política. 

Referências

BRASIL. Decreto Nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primário e gratuito.

BRASIL. Aviso de chamamento público nº 2/2007. Chamada pública de propostas para constituição dos institutos federais de educação, ciência tecnologia – IFET.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.

BIELINSKI, Alba Carneiro. Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro – dos pressupostos aos reflexos de sua criação – de 1856 a 1900. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais [dissertação de mestrado]. Rio de Janeiro, 2003, 150 p.

CAIRES, Vanessa, OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Educação profissional Brasileira: da colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis: Vozes, 2016.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Apresentação. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2001.

FERREIRA, Marieta de Moraes. História oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, Ciro Flamarion, VAINFAS, Ronaldo. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

JOUTARD, Philippe. Desafio à história oral do século XXI. In: ALBERTI, Verena; FERNANDES, Tânia Maria; FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

MAGALHÃES, J. Um apontamento metodológico sobre a História das Instituições Educativas. In: SOUZA, C.; CATANI, D. (org.). Práticas educativas, culturas escolares, profissão docente. II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Paulo, Escrituras, 1998.

OLIVEIRA, Pablo Menezes. Tão antiga, tão nova: breves notas para uma história da Educação Profissional no Brasil. In: OLIVEIRA, Adilson, XAVIER, Gláucia do Carmo, SILVA, José Fernandes, OLIVEIRA, Shirlene Bemfica (organizadores). Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: da história à teoria, da teoria à práxis. Curitiba: CRV, 2020. p. 45-66.

OLIVEIRA, Pablo Menezes, GONÇALVES, Irlen Antônio, & PEREIRA, Daniele de Abreu Pereira. (2021). Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional. Educação Em Foco, 24(44), 9–33.

PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana, 29 de junho de 1944): mito e política, luto e senso comum. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2001. P. 103-130.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

THOMSON, Alistair. Aos cinquenta anos: uma perspectiva internacional da história oral. ALBERTI, Verena; FERNANDES, Tânia Maria; FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

VERRETI, Alberto. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

Downloads

Publicado

18/11/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Pablo Menezes e; PUGLIA, Douglas Biagio. Memória e Educação Profissional no Brasil: usos e possibilidades. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14377, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14377. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14377. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024