Iniciação Científica: contribuição para a formação humanizadora, técnica e desempenho acadêmico de estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.14286

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Formação Humanizadora, Formação Técnica, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o IFC campus Camboriú oferece, entre outras, a disciplina de Iniciação Científica (IC). O objetivo deste artigo foi avaliar as possíveis contribuições da IC, com a melhora no desempenho acadêmico dos estudantes. Para alcançá-lo foi realizada uma pesquisa de observação e intervenção com os estudantes de IC do primeiro ano. Foi confirmada que a participação na disciplina melhora o desempenho acadêmico dos estudantes, contribuindo para a formação técnica, ao proporcionar o conhecimento e aplicação das normas da ABNT na elaboração de trabalhos acadêmicos, motivando nos estudantes um olhar crítico ao selecionarem os conteúdos que serão trabalhados, enfatizando a importância da presença da disciplina de IC nesse nível de ensino.

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Publicado

03.09.2025

Como Citar

LUCIO, Isadora Balsini; OLIVEIRA, Fátima Peres Zago de. Iniciação Científica: contribuição para a formação humanizadora, técnica e desempenho acadêmico de estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e14286, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.14286. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14286. Acesso em: 26 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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