Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves

uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13812

Palavras-chave:

Educação Omnilateral, Mundo do Trabalho, Tecnologia, Emancipação, Marajó.

Resumo

Este estudo propõe reflexões sobre Educação profissional e tecnológica no Instituto Federal do Pará Campus Breves, através de análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e de Cursos integrados ao Ensino Médio do referido Campus, buscando observar nas escritas a(s) concepção(s) de educação profissional adotada(s) pela instituição. Ao longo do trabalho problematiza-se mercado do trabalho versus mundo do trabalho; educação omnilateral tecnológica e politécnica e trabalho manual e intelectual. Evidencia-se também o trabalho como princípio educativo, aludindo a necessidade da educação formal apresentar sentidos para formação humana. A educação profissional do IFPA/ Campus Breves tem a função social de ofertar educação com qualidade, propagando igualdade, justiça social e desenvolvimento sustentável no Marajó.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves dos Santos, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará

Licenciada plena em Letras - Língua Portuguesa e Pedagogia. Pós graduada em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura brasileira; Educação especial e inclusiva; e Gestão Educacional.

Jeovani de Jesus Couto, Docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará

Doutoranda em Educação- UEPA, Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares- IFPA, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável -UFPA e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo com ênfase em Pedagogia da Alternância e desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência na docência do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além da Docência no Ensino Superior (pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo) e Especializações em Docência da Educação Profissional, Agroextrativismo e Desenvolvimento Rural , Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia da Alternância e em Docência da Educação Profissional. Acumula experiência também na Coordenação técnico pedagógica no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado em Floresta. Atualmente é Docente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal do Pará- Campus Breves.

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Publicado

14/11/2024

Como Citar

SANTOS, Ana Carolina Gonçalves dos; COUTO, Jeovani de Jesus. Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Pará campus de Breves: uma análise das concepções formativas presentes no Projeto Pedagógico do IFPA e Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13812, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13812. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13812. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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