Atividades não presenciais durante a pandemia de covid-19:
a percepção de alunos de dois Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13204Palavras-chave:
Tecnologias digitais da Informação e Comunicação, Tecnologias Emergentes, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal do Rio Grande do Sul.Resumo
Analisou-se a percepção de discentes de dois institutos federais (IFSC e IFRS) a respeito de atividades não presenciais (ANP) realizadas durante o período inicial da pandemia da covid-19. A pesquisa foi realizada por meio de um formulário on-line contendo 24 questões. Refletindo o fato de o IFSC ter seguido com aulas no formato de ANP e o IFRS ter suspendido todas as suas aulas, algumas respostas apresentaram diferenças significativas entre as duas instituições. Ficou evidente que o período de pandemia causou, para muitos discentes, um rompimento na comunicação entre discente/discente e discente/docente. Embora com dificuldades, percebe-se que a maioria dos entrevistados procurou se ajustar da melhor forma possível à nova situação.
Downloads
Referências
ALVES, É. C. R. F. et al. Análise da percepção dos alunos do CEPI Dom Veloso frente a aprendizagem remota em tempos da pandemia COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 1578-1598, jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22689/18185. Acesso em: 5 ago. 2021.
BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília: Atos do Poder Executivo, 2020. Dsponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em 5 ago. 2021.
CYRANOSKI, D. New virus identified as likely cause of mystery illness in China. Nature News, 08 jan. 2020. (Atualizado em 9 jan. 2020).
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas: 2002.
GIORNO, L.; ROSA, B. Ensino remoto emergencial em tempo de pandemia: a percepção de alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado no uso do ambiente virtual de aprendizagem. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2020, São Carlos. Anais [...]. Sã Carlos: UFSCAR, ago. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1754. Acesso em: 5 ago. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Resolução Nº 038, de 21 de agosto de 2020. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2020a. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Resolucao_038_2020_Aprova_Regulamento-de-atividades-pedagogicas-nao-presenciais-do-IFRS.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Portaria Nº 281, de 13 de março de 2020. Bento Gonçalves: Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2020b. Disponível em: https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2020/03/281_Suspensão-temporária-das-atividades-no-âmbito-do-IFRS.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Entenda as atividades não presenciais. Florianópolis: IFSC, s.d. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/anp-atividades-nao-presenciais. Acesso em: 27 jul. 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA. Portaria do(a) Reitor(a) N° 1178, de 16 de março de 2020. Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30681/1852909/Portaria+retificada/6ace3bca-9a62-4ff7-a0c2-92352072ada4. Acesso em: 27 JUL. 2021.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Brasília: Ministério da Educação, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 27 jul.2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília: Ministério da Educação, 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 27 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Pleno / Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 27 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus: 1 morte e 291 casos confirmados. Brasília: Ministério da Saúde, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/coronavirus-1-morte-e-291-casos-confirmados. Acesso em: 27 jul. 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes-covid-19-pandemic. Acesso em: 27 jul. 2021.
TATAGIBA, J. S.; TATAGIBA, L. S. Educação em tempos de pandemia: limites e potencialidades segundo a percepção dos estudantes de uma escola estadual do Rio de Janeiro. EAD em Foco, v. 11, n. 2, e1317, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/download/1317/670/7562. Acesso em: 12 out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.