Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12889

Palavras-chave:

Cientistas negras, Educação Profissional e Tecnológica, Histórias de Vida

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais da pesquisa intitulada Histórias de Vida de Docentes Negras na Educação Profissional e Tecnológica do IFBA: E eu não sou cientista? que objetivou investigar como o racismo e sexismo estruturais se interseccionam nas trajetórias de cientistas e atuam como mecanismo de silenciamento das mesmas. O debate sobre gênero é construído a partir de autoras como Pedro (2005); Bento (2006), e ampliando esta discussão para as mulheres negras a partir de Ribeiro (2018). A metodologia é qualitativa e o método adotado é da história de vida, foram utilizados como instrumentos o questionário e a entrevista narrativa. O catálogo construído a partir da pesquisa apresenta as trajetórias de vida das cientistas é permeada por desafios impostos pelas estruturas de dominação.

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Biografia do Autor

Caliane Costa dos Santos Conceição, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFBA), coordenadora pedagógica da rede estadual da Bahia.

 

Luiza Matos Mota, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Reitora do IFBA, Doutora em difusão do Conhecimento.

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

CONCEIÇÃO, Caliane Costa dos Santos; MOTA, Luiza Matos. Cientistas Negras na Educação Profissional e Tecnológica: Um Estudo no IFBA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12889, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12889. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12889. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero