Proeja

caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12363

Palavras-chave:

Proeja, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT, Rio de Janeiro

Resumo

Trata-se de mapeamento sistemático de teses e dissertações sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Rio de Janeiro. Efetuou-se um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando-se os descritores “Proeja” e “Rio de Janeiro” / “Proeja” e “RJ”. Constatou-se a baixa produção de estudos referentes ao Proeja do Rio de Janeiro e a existência de diversas pesquisas realizadas no Rio de Janeiro sobre o Proeja de diferentes estados. A maioria dos estudos seguiu uma abordagem qualitativa e destacaram-se os temas evasão, relação teoria e prática e formação docente. As pesquisas encontradas são uma contribuição rumo a uma educação emancipatória. 

Palavras-chave: Proeja; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica; ProfEPT; Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Pereira Pedrosa, Colégio Pedro II

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É Técnica em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II.

Kátia Regina Xavier da Silva, Colégio Pedro II

Possui pós-doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, com atuação na Pós-graduação, no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica dessa instituição e no Ensino Médio Regular e PROEJA. É líder do Grupo de Pesquisas e Ensino, Aprendizagem, Interdisciplinaridade e Inovação na Educação (GEPEAIINEDU) e Coordenadora do Laboratório de Criatividade, Inclusão e Inovação Pedagógica (LACIIPED), ambos vinculados à Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do CPII. É membro da Linha de Pesquisa de Educação em Saúde do Grupo de Doenças Degenerativas da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Desenvolve pesquisas na área da formação de professores e da Educação em Saúde.

Referências

ANDRADE, Luciana Borges de. O processo de formação continuada de profissionais da rede pública do ensino: Um estudo de caso da especialização Proeja do IFTM – Campus Uberaba. 2012. 64f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2012.

BONFIM, Silvana Vanessa Martins da Silva. A problemática da evasão de estudantes vinculados ao Proeja no IF Baiano – Campus Guanambi. 2012. 112f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2012.

BRASIL. PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio / Ensino Médio. Documento Base. Brasília: MEC, 2007.

COSTA, Yany Duarte. Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista. 2018. 68f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2018.

FÁVERO, Osmar; FREITAS, Marinaide. A educação de adultos e jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. In: INTER-AÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, Goiânia, v.36, n.2, p. 365-392, jul/dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/16781/10702. Acesso em 23 set 2019 DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16712

GALINDO, Juraci Torres. Integração curricular no Proeja: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco. 2010. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2010.

JARDIM, Anilda Carmen da Silva. Valorização dos saberes de estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. 2016. 124f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2016.

LEAL, Rony Pereira. Formando os formadores: sobre a capacitação docente e seus impactos laborais. 2014. 158f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, Rio de Janeiro, 2014.

LIMA, Marcia Araújo Ribeiro. Desigualdades sociais nas concepções dos professores e estudantes do PROEJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina – PE. 2013. 118f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Gonçalo, 2013.

MACEDO, Carla Ribeiro. Proeja: análise das percepções de professores quanto às práticas educacionais na perspectiva da inclusão social. 2015. 113f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2015.

MACHADO, Maria Margarida. A educação de jovens e adultos após 20 anos da Lei nº 9.394, de 1996. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 429-451, jul/dez. 2016. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/687/706. Acesso em 06 set 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i19.687

MARCONATTO, Lauri João. A evasão escolar no curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul – SC. 2009. 101f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2009.

MOREIRA, Maria das Graças. Conhecer, viver e formar: narrativas sobre a prática do professor na educação de jovens e adultos. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Grande Rio, Departamento de Letras e Ciências Humanas, Rio de Janeiro, 2015.

OLIVEIRA, Iraldirene Ricardo de. A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa. 117f. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Curso de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2011.

SANTOS, Manoel Góes dos. Um instituto federal no interior da Amazônia: impactos da educação profissional e tecnológica em uma comunidade Tükúna do Alto Solimões. 57f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) –Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: Fundamentos ontológicos e históricos. In: Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-180, jan/abr 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf. Acesso em: 17 dez. 2018 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012

SILVA, Ilmo Correia. A função da Química no Programa de Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso na perspectiva do currículo integrado no IF Goiano – Campus Ceres. 66f. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2011.

SILVA, Francisca Vieira da. A Prática Docente e a Pesquisa no Curso Técnico em Agroindústria – Proeja no IFMA – Campus Codó. 65f. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2012.

VIEIRA, Edna Ferreira da Costa. Evasão escolar no curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 61f. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Seropédica, 2009.

Downloads

Publicado

26/03/2024

Como Citar

PEDROSA, Amanda Pereira; SILVA, Kátia Regina Xavier da. Proeja: caminhos e descaminhos no Rio de Janeiro. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e12363, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12363. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12363. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.