A importância dos instrumentos didáticos para alunos da Educação Profissional e Tecnológica: um olhar para o eixo de controle e processos industriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11811

Palavras-chave:

Recursos pedagógicos, Estratégias de Ensino, Aprendizagem Significativa

Resumo

O desenvolvimento de instrumentos didáticos para os discentes da Educação Profissional e Tecnológica tem sido alvo de diversas pesquisas nos últimos anos. Esse artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a produção e o uso de instrumentos didáticos voltados para o ensino-aprendizagem no curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão/Coelho Neto. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em acervos virtuais (IFMA, Person, Scielo e Google acadêmico) entre os anos de 2016 a 2020. Como resultado, tem-se o desenvolvimento de um braço hidráulico com os alunos do referido curso. Logo, percebeu-se que os instrumentos didáticos facilitam a aprendizagem, pois promovem um aprendizado conjunto, interativo e motivador desde a etapa da construção até a aplicação na abordagem dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Jhonatan Peres de Sousa, IFMA/Coelho Neto

Engenheiro Mecânico pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2014) e Mestre em Engenharia dos Materiais pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais - PPGEM/IFMA (2019). É professor EBTT no IFMA/Coelho Neto e cursa Licenciatura em Formação Pedagógica para graduados não licenciados - EPT pelo IFMA/UAB (2018 - 2021). Atualmente se dedica a estudos sobre a avaliação de extratos naturais como inibidores verdes de corrosão em sistema com fluxo turbulento e o desenvolvimento de instrumentos didáticos para práticas laboratoriais.

Miguel Silva do Nascimento Filho, IFMA/Coelho Neto.

Estudante do curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão/Coelho Neto.

Heberte dos Santos Lima, IFMA/Coelho Neto.

Estudante do curso de Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão/Coelho Neto.

Helismar Medeiros dos Santos, UFMA/São Luís.

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática - UFMA; Graduado em Matemática Licenciatura - UEMA; Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Futura; Especialista em Metodologias de Ensino de Matemática - UNASSELVI; Professor Alfabetizador Braille, professor formador SEMED/Ro; Professor das disciplinas de Teoria e Prática da Matemática, Matemática Instrumental e Matemática Financeira do Centro de Ensino Superior de Bacabeira - CESBA; Professor das disciplinas de Dificuldades de Aprendizagem, Teoria e Prática da Matemática e Informática na Educação da Faculdade Maciço de Baturité - FMB polo São Simão/Ro; Professor Tutor de Matemática e suas Tecnologias modalidade EJA - SESI, Mediador de Campos do Conhecimento do Programa Novo Mais Educação - SEMED/São Luís.

Anangela Ravena da Silva Leal, IFMA/Caxias

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí no ano 2014. Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, na área de - Sanidade Animal/Parasitologia, 2016. Exerceu função de Tutoria, especialização Biodiversidade, junto ao Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí/2016 e curso de Gestão e Educação Ambiental no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí- 2017/2018. É orientadora de trabalhos no curso de Licenciatura em Formação Pedagógica do IFMA/Caxias, atuante em bancas de conclusões de curso de Graduação e pós graduação latu sensu.

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

SOUSA, Jhonatan Peres de; NASCIMENTO FILHO, Miguel Silva do; LIMA, Heberte dos Santos; SANTOS, Helismar Medeiros dos; LEAL, Anangela Ravena da Silva. A importância dos instrumentos didáticos para alunos da Educação Profissional e Tecnológica: um olhar para o eixo de controle e processos industriais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11811, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11811. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11811. Acesso em: 25 abr. 2024.

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