Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.11763Palavras-chave:
Surdos, Material Didático, HTML, Inclusão.Resumo
Esta pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso sobre os benefícios do uso de um vídeo com conteúdo introdutório acerca da linguagem HTML, elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, com o objetivo de avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados aos docentes e entrevista com alunos surdos. Os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados obtidos demonstraram que as técnicas visuoespaciais da pedagogia visual empregadas no vídeo, trouxeram como contribuição ao desenvolvimento da aprendizagem e da autonomia por parte do estudante surdo.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do
art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, Edição Extra.
BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.
BIGOGNO, Paula Guedes. Você é Surdo ou Ouvinte?: Etnografia com Surdos em Juiz de Fora – MG. Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa De Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2013.
CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: Estudos Surdos II / Ronice Müller de Quadros e Gladis Perlin (org.). Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.
DORZIAT, Ana. Políticas e práticas pedagógicas inclusivas na perspectiva do currículo para as diferenças. In: PEREIRA, Maria Z. C. et. al. (Org.). Diferença nas políticas de currículo. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010, p. 117-130.
DORZIAT, Ana; ARAÚJO, Joelma Remigio de; SOARES, Filippe Paulino. O direito dos surdos à educação: que educação é essa? In: Estudos surdos: diferentes olhares. DORZIAT, Ana (org.), 2º ed. - Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 5-60.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005
KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – especial p. 1153-1178, out. 2007.
LEBEDEFF, T. Letramento Visual e Surdez. UFPEL. 2006.
MEC. Instituto Federal de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso Técnico
em Informática Integrado Ao Ensino Médio. 2015.
MENDES, E. G. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In: MENDES, E.G; ALMEIDA, M. A; WILLIAMS, L. C. de. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, pp.221-230, 2004.
QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magda Lúcia Pimentel. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua Brasileira de Sinais: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RAMOS, R. C. Histórico da FENEIS até o ano de 1988. Petrópolis – RJ.
Editora Arara Azul, 2004.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) . Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005; pp. 106-127.
ROMÁRIO, L., & DORZIAT, A. Professoras surdas: ensino, formação e pedagogia surda. Revista Comunicações, V 23(3), p. 287-309, 2016.
ROMÁRIO, L., & DORZIAT, A. Considerações sobre a Pedagogia Visual e sua Importância para a Educação de Pessoas Surdas. Revista COCAR, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 52–72, 2016.
ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.
EVERINO, A. J., Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.