Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.11763

Palavras-chave:

Surdos, Material Didático, HTML, Inclusão.

Resumo

Esta pesquisa teve como proposta realizar um estudo de caso sobre os benefícios do uso de um vídeo com conteúdo introdutório acerca da linguagem HTML, elaborado com técnicas de ensino proporcionadas pela pedagogia visual, com o objetivo de avaliar as contribuições desse vídeo no processo educativo de alunos surdos dentro da formação profissional e tecnológica. Foram utilizados como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, questionários aplicados aos docentes e entrevista com alunos surdos. Os dados coletados foram avaliados com base em elementos da análise de conteúdo e os resultados obtidos demonstraram que as técnicas visuoespaciais da pedagogia visual empregadas no vídeo, trouxeram como contribuição ao desenvolvimento da aprendizagem e da autonomia por parte do estudante surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keller Batista de Souza, Instituto Federal de São Paulo

Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Atualmente é técnico-administrativo do Instituto Federal de São Paulo, atuando como Assistente de Alunos. É mestranda no programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo e desenvolve pesquisa sobre a inclusão de surdos no ensino profissional e tecnológico.

Riama Coelho Gouveia, Instituto Federal de São Paulo

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Mestre em Ensino de Ciências Exatas - Física pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em Física (Licenciatura) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (2005). Desde 2008 é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Sertãozinho. Tem experiência na área de Física e Ensino de Física.

Referências

BRASIL. Decreto n° 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do

art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que

BRASIL. Decreto n° 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Seção 1, Edição Extra.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011.

BIGOGNO, Paula Guedes. Você é Surdo ou Ouvinte?: Etnografia com Surdos em Juiz de Fora – MG. Universidade Federal de Juiz de Fora - Programa De Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2013.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: Estudos Surdos II / Ronice Müller de Quadros e Gladis Perlin (org.). Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007.

DORZIAT, Ana. Políticas e práticas pedagógicas inclusivas na perspectiva do currículo para as diferenças. In: PEREIRA, Maria Z. C. et. al. (Org.). Diferença nas políticas de currículo. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010, p. 117-130.

DORZIAT, Ana; ARAÚJO, Joelma Remigio de; SOARES, Filippe Paulino. O direito dos surdos à educação: que educação é essa? In: Estudos surdos: diferentes olhares. DORZIAT, Ana (org.), 2º ed. - Porto Alegre: Mediação, 2017, p. 5-60.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005

KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – especial p. 1153-1178, out. 2007.

LEBEDEFF, T. Letramento Visual e Surdez. UFPEL. 2006.

MEC. Instituto Federal de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso Técnico

em Informática Integrado Ao Ensino Médio. 2015.

MENDES, E. G. Construindo um “lócus” de pesquisas sobre inclusão escolar. In: MENDES, E.G; ALMEIDA, M. A; WILLIAMS, L. C. de. Temas em educação especial: avanços recentes. São Carlos: EdUFSCAR, pp.221-230, 2004.

QUADROS, Ronice Müller de; SCHMIEDT, Magda Lúcia Pimentel. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006.

QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua Brasileira de Sinais: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

RAMOS, R. C. Histórico da FENEIS até o ano de 1988. Petrópolis – RJ.

Editora Arara Azul, 2004.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) . Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005; pp. 106-127.

ROMÁRIO, L., & DORZIAT, A. Professoras surdas: ensino, formação e pedagogia surda. Revista Comunicações, V 23(3), p. 287-309, 2016.

ROMÁRIO, L., & DORZIAT, A. Considerações sobre a Pedagogia Visual e sua Importância para a Educação de Pessoas Surdas. Revista COCAR, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 52–72, 2016.

ROPOLI, Edilene Aparecida et al. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2010.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política! 32. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

EVERINO, A. J., Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007

Downloads

Publicado

02/10/2024

Como Citar

SOUZA, Keller Batista de; RIAMA COELHO GOUVEIA. Inclusão de surdos na Educação Profissional e Tecnológica por meio de vídeo instrucional . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e11763, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.11763. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11763. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.