Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11680

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino Médio Integrado, Mundo do Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica, Produto Educacional.

Resumo

O presente estudo buscou compreender a relação do estágio supervisionado com a Educação Profissional e Tecnológica, além de investigar como se configura o estágio na visão de alunos de Ensino Médio Integrado, servidores e empresas concedentes. A partir dos dados obtidos, foi elaborado um produto educacional no formato de e-book, aplicado durante um curso, cujo objetivo foi esclarecer as dúvidas dos alunos sobre o estágio. Foi percebida a efetividade da aplicação, considerando o aumento da autoconfiança e conscientização dos discentes em relação ao tema. Ademais, concluiu-se que o estágio como ato educativo, capaz de aproximar teoria e prática, levar à reflexão e conduzir a uma postura mais crítica e ativa, é elemento que depende de um trabalho conjunto, fruto do comprometimento da instituição de ensino, da empresa concedente e do aluno estagiário.

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Biografia do Autor

Cissa Gabriela da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas

Possui graduação em Letras-Inglês pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (2011), especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2013) e mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (2021).  Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, atuando há cinco anos como Coordenadora de Extensão. 

Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Inconfidentes. Docente no Mestrado Profissional ProFEPT - Polo IFSULDEMINAS. Atualmente é coordenador da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

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Publicado

06/01/2022

Como Citar

SILVA, Cissa Gabriela da; MARCUSSO, Marcus Fernandes. Ensino Médio Integrado e o mundo do trabalho: o estágio supervisionado no contexto do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11680, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11680. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11680. Acesso em: 30 abr. 2024.

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ARTIGOS

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