Práticas Curriculares no Curso de Licenciatura em Computação - relato de projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11550

Palavras-chave:

Prática de ensino. Docência. Formação de professores. Estágio curricular supervisionado.

Resumo

Este artigo apresenta os projetos da Prática Enquanto Componente Curricular (PeCC), no contexto pedagógico, através da apresentação de relato de experiência. As PeCCs foram desenvolvidas no curso de Licenciatura em Computação, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo, nos anos de 2018, 2019 e 2020 e norteadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores na Educação Básica, em nível superior bem como sua articulação com o estágio supervisionado. Este componente curricular proporcionou experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente entre outros, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Pereira, Instituto Federal Farroupilha - campus Santo Angelo

Departamento de ensino. Area Ciência da Computação; Informática na Educação.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia; Resolução CNE/CP n.º 3, de 18 de dezembro de 2002. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Curso de Graduação em Computação. Aprovado em 09/03/2012. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br. Acesso em: 29 mar 2014.

____. Ministério da Educação. (2016) Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação. Instituto Federal Farroupilha, campus de Santo Angelo, 2016. Disponível em https://www.iffarroupilha.edu.br/santo-angelo. Acesso em: 02 novembro 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

GASPAR, M. A..D. A importância da disciplina Prática de Ensino nos cursos de licenciatura. Revista Dialogia, v. 4, 2005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/870. Acesso em: 10 novembro 2020.

MARANDINO, M. A. Prática de Ensino nas Licenciaturas e a Pesquisa no Ensino das Ciências: questões atuais. Disponível em: http://paje.fe.usp.br/estrutura/geenf/textos/apraticadensinoartigo4.pdf. Acesso em: 20 outubro 2020.

PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: moderna 2011.

SACRITÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 352 p.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

07/02/2022

Como Citar

PEREIRA, Andréa. Práticas Curriculares no Curso de Licenciatura em Computação - relato de projetos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e11550, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11550. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11550. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.