Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10757

Palavras-chave:

Evasão. Ensino Superior. Institutos Federais.

Resumo

A evasão nos cursos de graduação é ainda um problema que afeta as instituições brasileiras. Os Institutos Federais de Ciência e Tecnologia ofertam cursos superiores especialmente na área tecnológica. O artigo apresenta uma análise descritiva dos estudantes matriculados no ensino superior dos Institutos Federais, utilizando os dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o propósito de observar os perfis de evasão. No período pesquisado, 17,2% dos universitários haviam desistido do curso. Os resultados revelaram que, alguns grupos destacaram-se com proporções maiores de evasão, quando comparados ao total, como por exemplo, estudantes do curso à distância.

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Biografia do Autor

Elisângela de Souza, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente é docente de Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: prova brasil, matemática, desigualdades raciais, avaliação do ensino e educação superior. 

Lourdes Francisca Freitas, Instituto Federal do Mato Grosso(IFMT)

Possui graduação em Geografia (1998) e Especialização em Metodologia do Ensino da Geografia (2000) pela Universidade Federal de Pelotas. Apresenta o Diploma de Estudos Avançados (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade de León, Espanha (2013) com ênfase no Ensino de Jovens e Adultos. Atualmente é docente de Geografia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase no Ensino de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia, formação continuada, formação de professores, educação e urbanização.

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

SOUZA, Elisângela de; FREITAS, Lourdes Francisca. Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10757, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10757. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10757. Acesso em: 26 abr. 2024.

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