Projetos pedagógicos do curso técnico concomitante em meio ambiente no IFFLUMINENSE: uma análise comparativa da visão da disciplina Português Instrumental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10528

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Projeto Pedagógico de Curso. Ensino Técnico Concomitante. Português Instrumental.

Resumo

Considerando que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), diferentemente de outrora, hoje se volta também à formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, este trabalho, por meio da pesquisa documental, objetiva comparar os dois últimos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), quais sejam o de 2014 e o de 2016 (em vigor), do técnico concomitante em Meio Ambiente, ofertado campus Bom Jesus do Itabapoana, do Instituto Federal Fluminense, tendo em vista como a composição geral dos projetos de tal curso pode orientar a aprendizagem discente, capacitando-os, supostamente, para além do fazer, em especial no que diz respeito à disciplina de Português Instrumental, cujas matrizes curriculares também são comparadas. Ao fim, análises apontam para a possibilidade de uma prática educacional omnilateral, pelo menos em tese e em registro nos documentos em questão.

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Biografia do Autor

Lyana Carla Cabral Pacheco Pinto Aguiar, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São João da Barra.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica e Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, ambos pelo Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Fluminense, e Graduada em Letras (Português-Inglês) pelo Centro Universitário Fluminense. Atualmente, está vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e à Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de São João da Barra. 

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Pós-Doutorando em Letras pela Universidade da Beira Interior (UBI) e Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Atualmente sou Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas de Língua Portuguesa) do Instituto Federal Fluminense, bem como da Especialização em Literatura, Memória Cultural e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, atuando na linha de pesquisa "Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)". Sou pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens do Instituto Federal Fluminense com experiência em Letras e ênfase nas seguintes áreas: Tradição gramatical da Língua Portuguesa, Linguística Clássica, Linguística Histórica, História da Língua Portuguesa, Metodologia de Pesquisa e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

14/12/2021

Como Citar

AGUIAR, Lyana Carla Cabral Pacheco Pinto; OLIVEIRA, Thiago Soares de. Projetos pedagógicos do curso técnico concomitante em meio ambiente no IFFLUMINENSE: uma análise comparativa da visão da disciplina Português Instrumental. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10528, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10528. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10528. Acesso em: 26 abr. 2024.

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