EDUCAÇÃO FÍSICA, AMBIENTAL E INCLUSIVA: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de Jogos Sensoriais uma estudante com Deficiência Visual.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8987

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Ambiental. Deficiência Visual. Inclusão.

Resumo

No ano de 2017, o Campus Garanhuns do Instituto Federal de Pernambuco recebeu, pela primeira vez, uma estudante com deficiência visual em seu Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. Esta realidade nos trouxe o desejo de superar barreiras atitudinais e estruturais que pudessem implicar em dificuldades ao pleno desenvolvimento e aprendizagem da estudante. Esta iniciativa culminou com o desenvolvimento de estratégias metodológicas de natureza interdisciplinar, apresentadas neste texto a partir do relato de uma experiência interdisciplinar que aproximou as disciplinas Educação Física e Educação Ambiental através do conteúdo Jogos de Tabuleiro.  Concluímos que a abordagem interdisciplinar dos temas foi uma experiência exitosa, pois levou os estudantes a perceberem como a discussão ambiental perpassa as diversas disciplinas, além de oportunizar a ampliação do repertório de conhecimentos dos estudantes, estabelecendo conexões entre temas e abordagens.

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Biografia do Autor

João Paulo dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Garanhuns

Mestre em Educação Física (PAPGEF UPE/UFPB), Professor de Educação Física o IFPE Campus Garanhuns e Membro do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte. joao.santos@garanhuns.ifpe.edu.br


Rafaela Dias Melo, Instituto Federal de Pernambuco - Campus Garanhuns

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPE. Docente da disciplina Educação Ambiental no IFPE - Campus Garanhuns. E-mail: rafaela.melo@garanhuns.ifpe.edu.br

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Publicado

03/04/2020

Como Citar

OLIVEIRA, João Paulo dos Santos; MELO, Rafaela Dias. EDUCAÇÃO FÍSICA, AMBIENTAL E INCLUSIVA: um relato de experiência interdisciplinar no desenvolvimento e apresentação de Jogos Sensoriais uma estudante com Deficiência Visual. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8987, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8987. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8987. Acesso em: 26 dez. 2024.

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