MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: UM ESTUDO SOBRE A SITUAÇÃO DO ESTUDANTE AFRICANO EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7829

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Relações étnico-raciais, Currículo, Educação profissional.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da situação dos estrangeiros africanos que vêm à cidade de Fortaleza-CE para estudar em escolas de cursos técnicos e profissionalizantes. Com base nos estudos sobre multiculturalismo (WERNECK, 2008; CANEN, 2007), Currículos (SILVA, 1999; GIMENO SACRISTÁN (2000) e relações étnico-raciais (COELHO, 2005) foi  realizado  um estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas a um estudante guineense e a um membro da secretaria de uma escola técnica da rede privada de ensino de Fortaleza-CE.  A pesquisa revelou que há, com relação ao estudante africano, distanciamento e falta de adequação curricular para acolhê-lo. Tal situação  ocorre desde o primeiro dia de ida ao ambiente escolar e atinge, entre outros aspectos, a vestimenta e o idioma dos estrangeiros de origem africana: um misto de português com crioulo, que são duas línguas típicas de muitos países africanos.

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Biografia do Autor

Antônio Vinnie Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Física - Ensino de Física

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Publicado

09/08/2019

Como Citar

SILVA, Antônio Vinnie; FERNANDES, Natal Lânia. MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO: UM ESTUDO SOBRE A SITUAÇÃO DO ESTUDANTE AFRICANO EM UMA ESCOLA DE FORTALEZA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 17, p. e7829, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7829. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7829. Acesso em: 20 abr. 2024.

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