FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA UMA APROXIMAÇÃO AO ESTUDO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.6057Palavras-chave:
Trabalho, EducaçãoResumo
O presente estudo visa contribuir para a compreensão da relação entre trabalho e educação na perspectiva de uma educação comprometida com o desenvolvimento pleno das capacidades humanas. Realizamos uma breve discussão com autores referenciados na ótica marxista, pois estes adeptos do socialismo-científico criticam a dualidade histórica da educação de dedicarem ensino técnico para os jovens da classe trabalhadora enquanto os filhos das classes mais abastadas seguem com uma formação de caráter propedêutico para serem os futuros dirigentes da sociedade.
Downloads
Referências
ARCARY, V. Existe uma nova classe média no Brasil? . In: ______. Um reformismo quase sem reformas: Uma crítica marxista do governo Lula em defesa da Revolução Brasileira. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2011.
JIMENEZ, Susana; LIMA, Marteana F. de. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 02, p. 73-94, ago. 2011.
LESSA, S., TONET, I. Introdução à filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, K., ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1991.
PONCE, A. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 2005.
ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. São Paulo: Penguin Companhia, 2011.
SANTOS, Deribaldo. Graduação tecnológica no Brasil: crítica à expansão do ensino superior não universitário. Curitiba: CRV, 2012.
SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al. (Orgs.). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 151-168.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.