A PERTINÊNCIA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Augusto Sávio Guimarães do Nascimento, M. F. Rodrigues, Albino O. Nunes

Resumo


Considerando que a formação profissional e tecnológica ainda está muito ligada a enfoques eminentemente técnicos, as influências recíprocas entre as trocas sociais e os desenvolvimentos científicos e tecnológicos encontrar-se num ponto de indefinição.  Este artigo tem o propósito de discutir possibilidades de inclusão, nos planos de ensino, as abordagens CTS, que permita uma possível aproximação dialógica entre a natureza social da ciência e da tecnologia com a Educação Profissional. Ciente da impossibilidade de responder de forma conclusiva a essa questão de estudo, este trabalho pretende ser ponto de partida para reflexões e diálogos futuros. Por meio de uma revisão bibliográfica sobre os objetivos do movimento CTS no campo educacional e do Trabalho e Educação, busca-se apresentar abordagens pertinentes do desenvolvimento desta temática de modo a não privilegiar somente o sistema de produção, mas, sim, oportunizar a construção de uma concepção social do contexto científico-tecnológico.

Palavras-chave


CTS; Educação Profissional; Educação Científica e Tecnológica.

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5457

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