A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5443

Palavras-chave:

Formação humana, Projeto pedagógico, Licenciatura.

Resumo

O artigo visa analisar o conceito de formação humana presente nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em química e matemática ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- IFPB.  Adotaremos o conceito de formação humana presente no pensamento gramsciano, o qual defende a indissociabilidade entre conhecimento histórico, práxis política e formação humana. Trata-se de estudo bibliográfico, onde foram consultados livros, artigos científicos, leis e os projetos pedagógicos dos referido cursos. Contata-se que os conceitos de formação docente e formação humana presentes nos  projetos pedagógicos  dos referidos cursos apresentam pontos de convergência com o pensamento gramsciano, ao buscarem uma formação omnilateral, privilegiando a interdisciplinaridade e a contextualização dos conhecimentos.

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Biografia do Autor

Francineide Fernandes Lucena, IFPB

Assistente social do IFPB e doutoranda em educação pela UFRN.

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

LUCENA, Francineide Fernandes. A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO HUMANA NOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – IFPB. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 25–35, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5443. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5443. Acesso em: 25 abr. 2024.

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