O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DE COMÉRCIO UNIÃO CAIXEIRAL A PARTIR DAS DEMANDAS SOCIOECONÔMICAS DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN, ENTRE 1911 A 1937.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4458Palavras-chave:
História das Instituições Escolares, Ensino Técnico, União CaixeiralResumo
A seguinte pesquisa tem por objetivo investigar o processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral através da relação entre a Sociedade União Caixeiral e o contexto socioeconômico do município de Mossoró, Rio Grande do Norte, no período de 1911 a 1937. Como abordagem utilizamos a dialética na concepção de Marx nos possibilitando perceber o diálogo existente entre o contexto socioeconômico da comunidade envolvente – Mossoró – e a criadora e mantenedora da escola – Sociedade União Caixeiral. Como esta pesquisa se insere no campo da História das Instituições Escolares, utilizamos Magalhães (2004) como referencial para entender como pesquisar nesse campo percebendo a Instituição Escolar na sua constituição e relação estabelecida com a comunidade em que está inserida. As análises nos levaram a compreender que a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral foi pensada partindo das necessidades socioeconômicas do município de Mossoró uma vez que era o comércio a economia principal e o município era regido pela modernização que o crescimento econômico sinalizava. Porém, esse ensino técnico foi institucionalizado no município também determinado pelas dualidades que já existiam no ensino para o trabalho no contexto nacional caracterizando o cenário educacional mossoroense.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (de 10 de Novembro de 1937) Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição/constitui%C3%A7ao37.htm. Acesso 13/11/2015.
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 16/99, de 05 de outubro de 1999. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/index.php?option=content&task=view& id=147&Itemid=206#1999B. Acesso 13/11/2015.
BUFFA, Ester. História e filosofia das instituições escolares. In: ARAÚJO, José Carlos Souza; GATTI JUNIOR, Décio (org). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 25-38.
______. A questão das fontes de investigação em História da Educação. Campo Grande: Série-Estudos, n.12, jul.dez.2001, p.79-86.
______. Os estudos sobre instituições escolares: organização do espaço propostas pedagógicas. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (orgs). Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.p. 151-164.
______. Práticas e fontes de pesquisa em história da educação. In: GATTI Jr., Décio; FILHO, Geraldo Inácio (orgs.). História da Educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. São Paulo: Autores Associados; Minas Gerais: EDUFU, 2005. p. 105-132.
BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. ECCOS, São Paulo. v. 7, n. 2, p. 351-368, jul./dez. 2005.
MARX, Karl; Engels, Friedrich. A ideologia alemã. Trad. Luis Cláudio de Castro e Costa. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã: crítica da filosofia alemã mais recente na pessoa dos seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirnes, e do socialismo alemão na dos seus diferentes profetas. Volume I e II. Lisboa: Editorial Presença; Brasil: Livraria Martins Fontes. [s.d.].
MARX, Karl. O Método Dialético. In:___; ENGELS, Friedrich. Ludwig Feurerbach e o Fim da Filosofia Clássica Alemã e outros Textos Filosóficos. Lisboa: Editorial Estampa, 1975.
MOURA, Dante Henrique. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos. Ano 23, v.2. 2007.
NONATO, Raimundo. Memória de duas épocas. Rio de Janeiro: Edição do Centro Norte-Riograndense, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.