A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROGRAMA TEC NEP NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL - 2000 - 2014

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.3554

Palavras-chave:

Educação Profissional, Educação Especial, TEC NEP

Resumo

Neste estudo, busca-se analisar a produção do conhecimento sobre o Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas (TEC NEP) e ações desenvolvidas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de uma coleta de dados na internet em espaços acadêmicos e científicos de domínio público. Questiona-se inicialmente:Quais são as contribuições para a produção do conhecimento sobre Educação Profissional e Tecnológica Inclusivadessas pesquisas? Como as ações de inclusão desenvolvidas pelos Institutos Federais promoveram o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos para essas pessoas? Os resultados indicam que ocorreram avanços na sensibilização para a educação inclusiva, mas que essa precisa ser ampliada para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de cursos com êxito pelos alunos com NEE com qualidade social referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANJOS , I. R. S. Programa TEC NEP: Avaliação de uma proposta de Educação Profissional Inclusiva. 2006. 91 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Centro de Educação e ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.

AZEVEDO, G.M.E. O programa TEC NEP no CEFET-PE: da invisibilidade a visibilidade social dos cidadãos com necessidades educacionais especiais. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

BETTIN, S. A. C. Política Educacional de Educação Inclusiva de alunos com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul- Rio Grandense/ Campus Pelotas. 2013. 201f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Política Social, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2013.

BEZ, A. S. Inclusão Escolar: As experiências do Grupo de Discussão do Instituto Federal Catarinense- Campus Sombrio. 2011. 88f. Dissertação(Mestrado), Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica,2011.

BORTOLINI, S. Desafios e estratégias para tornar o IFRS – Campus Bento Gonçalves uma escola inclusiva. 2012. 140 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa TECNEP - Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educativas Especiais. Brasília, DF, 2000.

BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria de Educacao Profissional e Tecnologica. Censinho TECNEP. Brasilia, 2008.

BRASIL. Ação TEC NEP – Humanizando a Educação Profissional e Tecnológica.Brasília, 2010.

COIMBRA, F. C. C. L. Aluno com Deficiência Visual: Perspectivas de Educação Profissional Inclusiva na História e na Mémoria do Instituto Federal do Pará- Campus Belém de 2009 a 2012.2012. 116f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

COSTA, G.M.A. Núcleo de Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE): ações para a inclusão em uma instituição de ensino profissional do Estado de Pernambuco. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.

LEITZKE, R. B. Profissionalização e educação especial: um estudo sobre o processo inclusivo na profissionalização de estudantes com necessidades educacionais específicas. 2012. 164 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Porto Alegre, 2012.

MARGON, S. Acessibilidade e Inclusão Escolar no Ensino Agrícola: Um Estudo de Caso sobre as condições de acessibilidade física com foco no aluno com deficiência Visual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes)- Campus Santa Teresa. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.

MARQUES, C. L. Educação Profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. 2014, 163f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

MELO, Francisco Ricardo Lins Vieira; SARAIVA, Luzia Lívia Oliveira; SOARES, Gilvana Galeno; SILVA, Rivânia de Souza. Ação TecNep: Análise de Dissertações eTeses Publicadas na Base se Dados da Capes. Anais:VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Londrina de 05 A 07 Novembro de 2013 - ISSN 2175-960X Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT06-2013/AT06-010.pdfAcesso em: 15 Dez. 2013

MOTA, R.M.S A educação especial no ensino profissionalizante das escolas agrotécnicas federais: possibilidade de inclusão. 2008. 126 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MOURA, K. C. B. A Política de Inclusão na Educação Profissional: o caso do Instituto Federal de Pernambuco/ Campus Recife. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

NASCIMENTO,F.C.; FARIA, R. A Questão da Inclusão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir da Ação TEC NEP. In: NASCIMENTO,F.C.; FLORINDO, G.M.F.; SILVA, N.S. (Orgs.). Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva: um caminho em construção. Brasília: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2013.

NETO, Hildebrando Esteves.Preconceito e contato intergrupal: um estudo dos núcleos de apoio as pessoas com necessidades especiais.João Pessoa, 2014.255f.Tese (Doutorado) UFPB-IFMT.

NOBREGA, C. E. F. S. M. O Processo de seleção de alunos para o Ensino Agrícola como Política de Inclusão:uma análise da experiência do Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco.2011. 114f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

OLIVEIRA, V. V. Narrativas de alunos e profissionais sobre inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em uma Instituição Federal de ensino. 2013. 241f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2013.

MACHADO, C.M.F. M. Inclusão de Estudantes com Necessidades Especiais no Ensino Agrícola: Experiências Docentes no Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus São João Evangelista-MG. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.

RECH. J.G. O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina. 2012. 227 f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

RODRIGUES, A. S. A Educação Inclusiva na perspectiva da teoria das representações sociais: Concepções Docentes e Discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Campus Salinas. 2010. 105f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

ROSA, V.F. Políticas públicas educacionais, direitos sociais e democratização do acesso à escola: uma visão à partir da implantação da ação TECNEP na Rede Federal de Educação Tecnológica. 2011.137f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2011.

SANTOS, Y. B. S. As Políticas Públicas de Educação para a Pessoa com deficiência: a proposta desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2010. 110f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

SILVA, I. C. M. A Política de Educação Inclusiva no Ensino Técnico- profissional: resultados de um estudo sobre a realidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Vitória de Santo Antão. 2011. 114f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós- Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.

WALDEMAR, T. M. N. Inclusão Educacional de pessoas com deficiência no Instituto Federal de Minas Gerais. 2012, 166f. Dissertação (Mestrado). Instituto de Educação Continuada, Pesquisa e Extensão, Centro Universitário UNA, Belo Horizonte, 2012.

ZAMPROGNO, M. B. As Políticas de Inclusão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica: o caso do Instituto Federal do EspirítoSanto.2013. 166f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

Downloads

Publicado

19/04/2019

Como Citar

CUNHA, Ana Lídia Braga Melo. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O PROGRAMA TEC NEP NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL - 2000 - 2014. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e3554, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.3554. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3554. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.