REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

Poliana Cristina Mendonça Freire, Maria Esperança Fernandes Carneiro

Resumo


A educação como direito deve ser estendida e garantida a todos. Há pouco mais de cem anos que a sua universalização passou a ser discutida e implementada no Brasil. O objetivo deste artigo foi desvelar as contradições na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da perspectiva materialista histórico-dialética. Em um primeiro momento, foi apresentado um histórico da EJA no Brasil e em seguida realizadas algumas reflexões sobre as contradições e possibilidades nesta modalidade de ensino. O trabalho enquanto categoria foi considerado como princípio educativo por excelência. Na EJA, a integração entre educação e trabalho pode representar um caminho de superação da exploração capitalista, ou seja, um poderoso instrumento de formação para a ação política transformadora. Por se tratar de uma investigação em seu estágio inicial, as reflexões apresentadas são ainda parciais e transitórias.


Palavras-chave


Políticas Públicas, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho e Sociedade capitalista

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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3469

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