APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE CROQUIS PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8460

Palavras-chave:

Topografia. Croqui. Aprendizagem Significativa.

Resumo

A proposta deste trabalho está pautada na aplicação dos conceitos relacionados a atividade significativa na visão clássica de David Ausubel, segundo a leitura, ou releitura, do autor. Buscou-se desenvolver uma ação através de atividades que estimulem a aprendizagem significativa a partir da integração entre diferentes unidades curriculares, objetivando provocar o olhar para as relações espaciais e aplicações do Croqui dentro da Topografia. Por meio de uma pesquisa-ação de natureza aplicada com caráter qualitativo e análise de conteúdo do qual a coleta de dados se deu através de observação e da realização de grupos focais. Foi elaborada uma proposta em três diferentes etapas evidenciando do estimulo da atividade significativa superordenada e através de uma abordagem interdisciplinar que ocorreu em parceria com a unidade curricular de Desenho Assistido por Computador ofertada no mesmo modulo e paralelamente ao Desenho Técnico Aplicado a Topografia no Curso Técnico em Agrimensura do Instituto Federal de Santa Catarina campus Florianópolis.

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Biografia do Autor

Évelin Moreira Gonçalves, IFSC - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Câmpus Florianópolis.

Graduação em Engenharia Cartográfica e de Agrimenrsura - UFPR

Mestre em Ciências Geodésicas - UFPR

Expecialização em Educação profissional para EPT - IFSC

 

Priscila Juliana da Silva, IFSC- Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Câmpus Jaraguá do Sul.

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), na linha de pesquisa de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. 

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

GONÇALVES, Évelin Moreira; DA SILVA, Priscila Juliana. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA DO ENSINO DE CROQUIS PARA LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e8460, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.8460. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8460. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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