O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7569Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Profissional, Estágio Supervisionado, Programa Especial de Formação Pedagógica.Resumo
O estágio supervisionado, se bem planejado e conduzido, constitui-se num momento importante de construção de saberes sobre a docência e contribui para a formação docente. Assim, o objeto de estudo do presente trabalho é o estágio supervisionado nos cursos de formação de professores para a educação profissional e tem por objetivo explicitar a organização e as principais características dos estágios supervisionados que neles são desenvolvidos. Foi elaborado com base na análise de produções acadêmicas sobre o tema e contém o relato das atividades desenvolvidas no estágio supervisionado que ocorre em dois cursos de formação de professores para os componentes curriculares da área técnica oferecidos no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Aponta as contribuições de Pimenta (2011), Pimenta: Lima (2009), Almeida; Pimenta (2014), Canário (2001), Kulcsar (2012) e Piconez (2012), dentre outros. Os resultados indicam que os estágios supervisionados nos cursos de formação de professores para a educação profissional não tem se configurado como objeto de estudos acadêmicos ou relatos de experiências e, assim, nesse texto, visando contribuir para a sistematização de estudos sobre o tema, descrevemos a experiência do estágio supervisionado no IFRS - Campus Sertão que demonstra que o desenvolvimento do estágio supervisionado no processo de formação inicial de professores para a educação profissional se traduz como oportunidade para o estudante compreender criticamente o contexto onde irá atuar profissionalmente.
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