A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7270

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Educação profissional, saúde, história, rede federal de ensino.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada e estruturada a partir da análise documental, tomando como base documentos e publicações institucionais, assim como marcos legais da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, inclusive no que tange à normatização da formação inicial e continuada, de nível técnico e tecnológico em saúde. Versa sobre a história da formação profissional em saúde no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), tendo como lócus de pesquisa a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), uma Unidade Acadêmica especializada na formação profissional em saúde, regulamentada pela Resolução nº 008/15-CONSUNI, de 22 de Maio de 2015. Este artigo objetiva descrever a experiência da qualificação e profissionalização de trabalhadores da área de saúde pela ESUFRN, através da oferta de cursos de formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos e de pós-graduação Lato e Stricto Sensu ao longo de sua trajetória histórica de 63 anos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércia Maria de Santi Estácio, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)

Professora EBTT da Escola de Saúde da UFRN.

Edilene Rodrigues da Silva, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)

Professora EBTT e Diretora da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN)

Anna Katyanne Arruda Silva e Souza, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)

Técnica Administrativa da Escola de Saúde da UFRN.

Ana Flavia de Souza Timoteo, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN)

Professora EBTT da Escola de Saúde da UFRN.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional: referenciais curriculares nacionais da educação Professional de nível técnico. Área Professional: Saúde. Brasília: MEC, 2000.

______. ______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Educação Profissional: legislação básica. 5.ed. Brasília, jan. 2001.

BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2ºdo art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília; 2004.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso em 2013 maio. 28.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília; 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em 2013 maio. 28.

Freire P. Pedagogia do oprimido. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011.

Freire P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2011.

Freire P. Educação e mudança. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2011.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra; 2004.

GOMES, C. O; LIBERALINO, F. N; SILVA, F. I. A Construção de uma nova fase: Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal. In: Do Sonho à Realidade 50 Anos da Escola de Enfermagem de Natal. Natal: EDUFRN, 2006, p. 37- 49.

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº 16/99 de 05 de outubro de 1999. Trata das diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de Nível Técnico. Brasília; 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em 2013 maio. 28

SILVA, E. R. O Egresso do Curso Técnico em Enfermagem: formação profissional e a inserção no mundo do trabalho. 2015. 221f. Tese. (Doutorado) – Centro de Ciências da Saúde.

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SILVA, E. R.; AQUINO, G. M. L. de; GERMANO, R. M. A Escola de Auxiliares de Enfermagem de Natal Crises e desafios. In: Do Sonho à Realidade: 50 Anos da Escola de Enfermagem de Natal. Natal: EDUFRN, 2006, p. 4-90.

SILVA, E. R.; TIMOTEO, R. P. S. Profissionalização cidadã: mudanças na formação do trabalho de enfermagem. In: ______ (Org.). Educando e produzindo conhecimento em enfermagem. Natal: EDUFRN, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Escola de Saúde (ES). Disponível em: < http://escoladesaude.ufrn.br/>. Acesso em: 02 jan. 2018.

Downloads

Publicado

26/08/2018

Como Citar

ESTÁCIO, Mércia Maria de Santi; SILVA, Edilene Rodrigues da; SOUZA, Anna Katyanne Arruda Silva e; TIMOTEO, Ana Flavia de Souza. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7270, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7270. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7270. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.