Impacto da iniciativa extensionista na comunidade local e na formação do estudante do curso técnico em massoterapia: projeto “Mãos Itinerantes – Massoterapia em eventos”
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7025Palavras-chave:
extensão, saúde, aprendizado, sociedade, escolas técnicas.Resumo
Cada vez mais nota-se a vinculação de projetos de extensão para além de uma prática profissional. A extensão pode agregar propostas mais complexas como alinhar-se à filosofia do curso, atingir número expressivo da comunidade a que pertence sem deixar de lado o incentivo à pesquisa. Assim, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão mostra-se viável e reforça o compromisso de um aprendizado qualificado. Além disso, o impacto na comunidade local sinaliza a importância dessa iniciativa nas instituições, principalmente no que diz respeito às escolas técnicas uma vez que valoriza a capacitação profissional sem desvincular o aluno do cenário em que vive sua comunidade. O artigo propõe uma reflexão sobre esse contexto de envolvimento do projeto de extensão alinhado às demais valências de uma escola técnica trazendo os dados de um projeto na área da saúde e ligado a uma escola de formação profissional técnica. Os números expressivos ligados ao seu impacto na comunidade bem como o contato direto com sua comunidade fortalece os espaços de aprendizagem e reforça a ideia de que é possível conciliar os instrumentos de aprendizado ligados ao ensino, pesquisa e extensão. Assim, o projeto “mãos itinerantes”, premiado como melhor prática extensionista num universo de mais de 23 instituições técnicas do estado do Paraná em 2016, será aqui apresentado e também oferecido como objeto de reflexão para a importância da extensão no fortalecimento educacional e na transformação de uma realidade local.
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