O PROJETO EXTENSÃO E A DOCÊNCIA: REFLEXÕES, DESAFIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS NA PRÁTICA ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6871Palavras-chave:
Projeto de extensão, gêneros orais, pesquisa-ação, comunidade acadêmica, prática docente.Resumo
Nosso artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da primeira etapa da ação de extensão: “A oralidade e o ensino de língua materna - desafios e possibilidades (DLV/UERN)”. Na esteira dos postulados de Bakhtin, que destacam a natureza dialógica dos gêneros discursivos concebendo-os como tipos relativamente estáveis (BAKHTIN, [1952-1953]/2003), servem, também, de amparo teórico para este artigo as importantes contribuições de Schneuwly e Dolz (2004) ao defenderem os gêneros orais e escritos como objetos importantes da relação ensino-aprendizagem de língua, assim como outros estudiosos da área que comungam dessa orientação para o ensino. Estas concepções com as quais coadunamos instigam-nos as seguintes indagações: como um maior conhecimento e sistematização dos gêneros orais pode auxiliar o professor em sua prática docente diária? Como as leituras em torno destas reflexões auxiliam discentes do curso de letras em sua formação profissional? A partir de um olhar dialético sobre as questões mencionadas, proporcionado pela nossa orientação metodológica com base na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), a primeira etapa do nosso projeto de extensão já aponta algumas reflexões importantes. Nossas constatações iniciam-se por observarmos a necessidade de constantes leituras e atualizações em torno da temática abordada, o que tem sido um dos diferenciais na formação dos discentes envolvidos na ação. Neste sentido, evidenciamos, também, um importante crescimento acadêmico proporcionado pela articulação dialógica pertinente às pesquisas desta natureza. (221 palavras)
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