O PROJETO EXTENSÃO E A DOCÊNCIA: REFLEXÕES, DESAFIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS NA PRÁTICA ACADÊMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6871

Palavras-chave:

Projeto de extensão, gêneros orais, pesquisa-ação, comunidade acadêmica, prática docente.

Resumo

Nosso artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições da primeira etapa da ação de extensão: “A oralidade e o ensino de língua materna - desafios e possibilidades (DLV/UERN)”.  Na esteira dos postulados de Bakhtin, que destacam a natureza dialógica dos gêneros discursivos concebendo-os como tipos relativamente estáveis (BAKHTIN, [1952-1953]/2003), servem, também, de amparo teórico para este artigo as importantes contribuições de Schneuwly e Dolz (2004) ao defenderem os gêneros orais e escritos como objetos importantes da relação ensino-aprendizagem de língua, assim como outros estudiosos da área que comungam dessa orientação para o ensino. Estas concepções com as quais coadunamos instigam-nos as seguintes indagações: como um maior conhecimento e sistematização dos gêneros orais pode auxiliar o professor em sua prática docente diária? Como as leituras em torno destas reflexões auxiliam discentes do curso de letras em sua formação profissional? A partir de um olhar dialético sobre as questões mencionadas, proporcionado pela nossa orientação metodológica com base na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), a primeira etapa do nosso projeto de extensão já aponta algumas reflexões importantes. Nossas constatações iniciam-se por observarmos a necessidade de constantes leituras e atualizações em torno da temática abordada, o que tem sido um dos diferenciais na formação dos discentes envolvidos na ação. Neste sentido, evidenciamos, também, um importante crescimento acadêmico proporcionado pela articulação dialógica pertinente às pesquisas desta natureza. (221 palavras)

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Biografia do Autor

Jammara Oliveira Vasconcelos Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Natural de Teresina. Tem Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É Professora Ad­junta I da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lotada no Depto. de Letras Vernáculas e mem­bro integrante dos grupos: GEPEL e GETEME. Coordena um projeto de extensão na área do ensino no DLV/UERN. Também desenvolve pesquisas na área da Linguística Textual com foco nos processos referenciais; Análise dos gêneros publicitários e Argumentação sob a perspectiva da Nova Retórica.

 

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Publicado

20/06/2018

Como Citar

SÁ, Jammara Oliveira Vasconcelos; REBOUÇAS, Ângela Cláudia Rezende do Nascimento; THORPE, Bruna Gabrieli Morais da Silva; SILVA, Aylana Paula dos Santos. O PROJETO EXTENSÃO E A DOCÊNCIA: REFLEXÕES, DESAFIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS NA PRÁTICA ACADÊMICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 14, p. e6871, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6871. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6871. Acesso em: 12 out. 2024.

Edição

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