APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.6717

Palavras-chave:

educação profissional, aprendizagem, projetos

Resumo

Neste texto, apresentam-se relfexões acerca dos resultados de uma proposta educativa pautada nos princípios das metodologias de aprendizagens ativas. A investigação foi de natureza qualitativa, com base em um estudo de caso para análise das implicações da aprendizagem baseada em projetos. Com isso, visou-se o desenvolvimento da autonomia do estudante. Com a conclusão do trabalho investigativo, os resultados da prática educativa realizada no âmbito do estudo de caso são elencados. Os resultados apontaram estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia do estudante com base na aprendizagem ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Emilio Padilla Severo, IFSul

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, G. D. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. B. Tec Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013.

FEUERSTEIN, R.; FALIK, H. L.; FEUERSTEIN, R. S. Changing Minds & Brains: the legacy of Reuven Feuerstein. Columbia University. New York: Teachers College Press, 2015.

GAMMA, E.; HELM, R.; JOHSON, R.; VLISSIDES, J. Padrões de Projeto: soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

HOC, J. M. Psychology of programming. London: Academic Press, 2014.

HORSTMANN, C.; GEARY, D. Core JavaServer Faces. 3ª Edição. São Paulo: Alta Books, 2012.

LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PRENSKY, M. Digital game-based learning. In: Computers in Entertainment (CIE), v. 1, n. 1, p.21-21, 2003.

MEYERS, C.; JONES, Thomas B. Promoting active learning. San Francisco: Jossey Bass, 1993.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas-Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. 5ª Edição, Penso: São Paulo, 2013.

SEBESTA, R. W. Conceitos de linguagens de programação. São Paulo: Bookman, 2011.

SILBERMAN, M. Active learning: 101 strategies do teach any subject. Massachusetts: Ed. Allyn and Bacon, 1996.

SOLOWAY, E.; SPOHRER, J. C. Studying the novice programmer. Psychology Press, 2013.

TUCKER, Bill. The flipped classroom. Education next, v. 12, n. 1, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

21/04/2020

Como Citar

PADILLA SEVERO, Carlos Emilio. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e6717, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.6717. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/6717. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.