A GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS DIFERENTES FOCOS NA PESQUISA
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.6128Palavras-chave:
Gestão Educacional, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do ConhecimentoResumo
O estudo aqui apresentado busca identificar quais são os principais focos de pesquisa aparentes junto a produção acadêmica de Programas de Pós-Graduação stricto sensu brasileiros entre os anos de 2011 e 2016, que tenham como tema de estudo, a Gestão da Educação Superior na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Na produção dos dados, utilizamos os princípios de Estado do Conhecimento (FERREIRA, 2002; MOROSINI, 2015), caracterizados pelo foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico (FIORENTINI; LORENZATO, 2007), exploratório-investigativo (MELO, 2006), inventariante e descritivo (FERREIRA, 2002). O material bibliográfico (teses e dissertações) utilizado neste estudo, fora disponibilizado por diferentes bases de dados nacionais ligadas a Programas de Pós-Graduação, porém destacamos a Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT). Compondo o corpus de análise, trabalhamos com 23 (vinte e três) pesquisas (entre teses e dissertações). Os resultados deste estudo apontam para a complexidade em que se situa o campo de estudo da Gestão da Educação Superior contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), em especial quando nos referirmos aos temas de pesquisa privilegiados pela comunidade de pesquisa. Dentre os temas de pesquisa, destacamos a Gestão da Educação Superior sob a perspectiva da efetivação da Educação Profissional e Tecnológica, e o olhar da Gestão da Educação Superior frente a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s).
Downloads
Referências
AMARAL, J. C. S. R. do. A política de gestão democrática na rede federal de educação básica, profissional e tecnológica: um campo de disputa. In: AMARAL, J. C. S. R. do.; GAELZER, V. (Orgs.). A formação de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul: diálogos sobre educação e ensino. Bento Gonçalves: IFRS – Campus Bento Gonçalves, 2011.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília/DF. Seção 1, ano CXLV, n. 253, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 08 jun 2017.
CANTUARIO, J. N. E. de. Estado do Conhecimento da Educação Profissional e Tecnológica na Pós-Graduação, Stricto Sensu, em Serviço Social, da Região Centro-Oeste. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 9, p. 12-21, dez. 2015. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3549. Acesso em: 03 jul 2017.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31 jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a02v11n31.pdf. Acesso em: 03 jul 2017.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n.1, p. 53-65, jan./abr. 2011. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19967. Acesso em 05 jul 2017.
FERREIRA, N. S. de. A. As Pesquisas Denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 04 jul 2017.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: Percursos Teóricos e Metodológicos. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FONTOURA, J. S. D. de. A; MOROSINI, M. C. A Educação Superior à Luz da Produção do Conhecimento: O Contexto Emergente dos Institutos Federais/Brasil. Revista Internacional da Educação Superior, Campinas, v. 3, n. 1, p. 167-185, jan./abr. 2017. Disponivel em: http://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIESup/article/view/7739. Acesso em: 06 jul 2017.
MATTOS, B. T. P. de.; ROCHA, M. Z. B. Educação-Estado-Sociedade como pano de fundo da gestão do ensino. In: WITTMANN, L. C.; GRACINDO, R. V. (Coord. e Org.). Políticas e Gestão da Educação (1991-1997). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/203. Acesso em: 10 jul 2017.
MEIRA, D. A. et al. O Estado da Arte das Pesquisas em História da Educação Profissional e Tecnológica: A Produção Discente nos Programas de Pós-Graduação em Educação na Região Sul do Brasil. In: Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica IV, Belo Horizonte. Anais ..., Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, p. 1-15, 2014. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2014/GT04/GT_04_x5x.PDF. Acesso em: 02 jun 2017.
MELO, M. V. Três décadas de Pesquisa em Educação Matemática na Unicamp: Um Estudo Histórico a partir de Teses e Dissertações. 230 f. Dissertação (Mestrado em 460 Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Campinas, 2006.
MOROSINI, M. C. (Coord. e Org.). Educação Superior em Periódicos Nacionais (1968-1995). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001. Disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/52. Acesso em: 10 jul 2017.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 14 jun 2017.
PACHECO, E. Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Fundação Santillana; São Paulo: Editora Moderna, 2011. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 11 jun 2017.
PARO, V. H. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
ROMANOWSKI, J. P. Licenciaturas no Brasil: Um Balanço das Teses e Dissertações (1990 - 1998). 2002. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22102014-134348/pt-br.php. Acesso em: 04 jul 2017.
SALLES, P. V. de. A. et al. O Estado da Arte sobre o Enfoque CTS nas Revistas da Rede Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Blucher Chemistry Proceedings, v. 3, n. 1, nov. 2015. Disponível em: http://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/22069. Acesso em: 02 jul 2017.
SOBRINHO, J. D. Educação Superior: Bem Público, Equidade e Democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000100007. Acesso em: 09 jul 2017.
VIEIRA, E. Democracia e política social. São Paulo: Cortez, Coleção Polêmicas do nosso tempo, v. 49,1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.