FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Christine Meyrelles Felipe da Fonseca IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5873

Palavras-chave:

Formação docente, Saberes docentes, Educação Profissional

Resumo

O presente artigo é o recorte de uma pesquisa maior intitulada “LICENCIADOS, BACHARÉIS E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”, que foi fruto de uma experiência realizada na disciplina Formação de Professores para Educação Profissional. A ideia partiu da necessidade de investigar a formação e as práticas pedagógicas de 27 professores que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI) de Informática, nos diferentes núcleos do IFRN. A pesquisa se desenvolveu em três campi do IFRN investigando três categorias: identidade docente; prática pedagógica e percepção sobre EP. Sob essa perspectiva, sendo esta pesquisa um fragmento daquela, objetivamos analisar, a partir das concepções dos docentes do EMI de Informática, a necessidade de uma formação docente específica para atuar na educação profissional. Para tanto, desenvolvemos uma revisão bibliográfica articulada à pesquisa exploratória. Para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada gravada. A pesquisa alicerçou-se em autores como: Moura (2008), Gadotti (2008), Souza (2013), Pimenta (2005), Tardif (2014), a partir dos quais traçamos discussões sob diferentes enfoques a respeito da formação docente e dos saberes necessários para atuar na educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Ed,L, 2008.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo (SP): Cortez, 2005.

REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Campinas, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEP/search/search>. Acesso em: 05. out. 2015.

SOUZA, Antonio Lisboa Leitão de. Formação inicial e continuada de professores para a educação profissional: a política e a produção do conhecimento para a emancipação. In: MOURA, Dante Henrique. Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. São Paulo: Mercado das Letras, 2013, p. 385-407.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Vozes, RJ: 2014.

Downloads

Publicado

15/06/2017

Como Citar

FONSECA, Christine Meyrelles Felipe da. FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 170–178, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5873. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5873. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.