Ética no ensino do paliativismo na Educação Profissional em Saúde e as ressonâncias do imaginário social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17844

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde;, Ética;, Bioética, ; Imaginário Social, Cuidados Paliativos

Resumo

Objetivamos identificar os entendimentos sobre o cuidado paliativo para docentes atuantes na formação técnica em saúde e os impasses éticos subjacentes ao ensino. É uma pesquisa exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida a partir de levantamento bibliográfico sobre estudos que abordam a temática em questão e de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a Educação Profissional em Saúde enfrenta grandes desafios éticos quanto ao cuidado paliativo, dada a apropriação dos saberes pelos docentes se apoiar ainda no imaginário social, demonstrando lacunas quanto aos preceitos científicos, sendo este o principal e grande impasse ético, e bioético, seguido das dificuldades no enfrentamento de situações fronteiriças entre vida e morte, face a sacralidade da vida.

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Biografia do Autor

Sheyla Gomes Pereira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFRN, na Linha de Pesquisa de Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Professora da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde/UFRN. Possui experiência na assistência e ensino em Enfermagem, com ênfase principalmente nos temas da Semiotécnica em Enfermagem, Saúde do Adulto e da pessoa Idosa, Paliativismo, Educação em Saúde e Enfermagem.

Erika Andrade dos Reis Gusmão Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas Educacionais do Centro de Educação e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Linha de Pesquisa Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo da UFRN. Mestrado em Educação pela UFRN; Especialização em Psicopedagogia pela Pós-Graduação em Psicologia pela UFRN; Doutorado em Educação pela UFRN, com Pós-doutorado em Formação de Professores no Ensino Superior pela UFSCar/SO. Experiência na área de Educação, atuando com os temas: Teoria das Representações Sociais, formação do professor da Educação Básica e do Ensino Superior, formação profissional e universitária, processos de ensino-aprendizagem no adulto em formação e construção de conceitos.

Anna Katyanne Arruda Silva e Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação pela UFRN; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia;  Especialista em Enfermagem do Trabalho  e Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas, ambas pela Faculdade Integrada de Patos. Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Bacharel e licenciada em Enfermagem pela UFRN. Atualmente atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotada na Escola de Saúde/UFRN.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

GOMES PEREIRA DE ALMEIDA, Sheyla; DOS REIS GUSMÃO ANDRADE, Erika; ARRUDA SILVA E SOUZA, Anna Katyanne. Ética no ensino do paliativismo na Educação Profissional em Saúde e as ressonâncias do imaginário social. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17844, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17844. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17844. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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