A ética na Educação Profissional: análise do Projeto Pedagógico institucional do IFPA a partir da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.17841

Palavras-chave:

Ética, Educação Profissional, Complexidade, Proposta curricular

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir dos pressupostos teóricos da complexidade, a concepção de ética presente no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará (IFPA). Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa documental, seguindo a perspectiva de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados apontaram que o PPI apresenta preocupação com as questões éticas. No entanto, a ética no documento sinaliza uma aproximação com o saber estritamente técnico e com o conhecimento de princípios e normas pré-estabelecidas. A ausência da ética da compreensão, da antropoética e da reforma do pensamento estreita o vínculo da perspectiva de ética do PPI com a vertente tradicional.

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Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa, Instituto federal de educação, ciência e tecnologia- IFPA

Mestra em Curriculo e Gestão da Escola Básica-Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA\ campus Itaituba.

Fabiana Sena da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica - Universidade Federal do Pará (UFPA) e Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

 

Marcio Antonio Raiol dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ / NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

Dr. em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Núcleo de Estudos Transdisciplinares da Educação Básica - NEB UFPA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Complexidade, Currículo pós-crítico, Inovação e Práticas Pedagógicas-GPECCIP

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

FERREIRA BARBOSA, Suellen; SENA DA SILVA, Fabiana; RAIOL DOS SANTOS, Marcio Antonio. A ética na Educação Profissional: análise do Projeto Pedagógico institucional do IFPA a partir da complexidade. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e17841, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.17841. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17841. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - A Ética e seus Princípios na Educação Profissional e Tecnológica

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