Importância das metodologias ativas com ênfase no Curso Técnico em Agrimensura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16308

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Prática pedagógica, Métodos de Ensino, Educação profissional

Resumo

Diante dos paradigmas de como fazer e pensar o ensino, as metodologias ativas são um modo inovador de aprendizagem, buscando soluções aos desafios da prática social. O presente estudo discute a importância dos métodos de aprendizagem ativa de ensino nos Cursos Técnicos e apresenta relatos de experiência no curso Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. A aprendizagem pelas práticas de campo e baseada em projetos foram aplicadas em uma turma do 3º ano do curso e pode-se verificar uma melhoria na motivação dos alunos. O apoio institucional foi fator fundamental para a implementação eficaz dessas práticas, que potencializam o engajamento e o aprendizado quando conduzidas de maneira estratégica e integrada ao contexto educacional.

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Biografia do Autor

Débora Paula Simões, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Docente no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Inconfidentes. Mestra em Engenharia Civil, na área de Transportes (FECFAU/Unicamp), Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes), Especialista em Gestão Ambiental (IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes) e graduada em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes). Atualmente, é doutoranda em Engenharia Civil pela FECFAU/UNICAMP (Área de concentração: Transportes). Atua na área de Fotogrametria e Cartografia Básica e pesquisa sobre a roteirização de RPAs (drones).

Angelo Marcos Santos Oliveira, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sistemas de Informações Geográficas, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturação de Base de Dados Espaciais, Modelagem Numérica de Terreno, Diagnóstico de Bacias Hidrográficas e Delimitação de Áreas de Preservação Permanente.

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Publicado

25.08.2025

Como Citar

SIMÕES, Débora Paula; OLIVEIRA, Angelo Marcos Santos. Importância das metodologias ativas com ênfase no Curso Técnico em Agrimensura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16308, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16308. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16308. Acesso em: 20 set. 2025.

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

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