A intersecção entre a Educação Física, a Educação Profissional e Tecnológica e o transtorno do espectro autista na produção de conhecimento da Pós-graduação stricto sensu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16029

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Física, Produção de conhecimento, Teses e Dissertações

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar a produção de conhecimento no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando a intersecção com os estudos sobre a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com a Educação Física (EF), observando a relação entre as temáticas na escola. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com 13 trabalhos selecionados, os quais destacam as práticas pedagógicas e a formação docente deficitária quando relacionada à inclusão. Ademais, a pesquisa apresentou uma lacuna na intersecção das três temáticas, com a possibilidade de aprofundamento no assunto. Assim, pode-se observar que a produção de conhecimento relacionando a EPT, o TEA e a EF ainda está no início nos programas de pós-graduação stricto sensu.

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Biografia do Autor

Juliana de Assis Oliveira, IFRN

IFRN

Ana Lucia Sarmento Henrique, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CINÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

Sou lotada no IFRN, como professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Possuo graduação em Letras - Licenciatura Plena com Inglês, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madrid. Fui Coordenadora da UAB no IFRN até 2010 e Coordenadora-adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRN até 2012. Atuei na elaboração de material didático da disciplina de Língua Portuguesa para a modalidade de Educação a Distância no Programa PROITEC e para o curso Técnico de Nível Médio Integrado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (presencial). Atuei como professora na especialização do PROEJA (2008, 2009 e 2010), na Especialização em Português e Matemática numa perspectiva Transdisciplinar na Modalidade EAD , no curso de Aperfeiçoamento de Professores do Município (2009, 2010 e 2011), no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão em EaD (2013, 2014) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional. Sou lotada no Campus Natal Zona Leste - EAD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Coordenadora do GT 18 da ANPED (educação de Jovens e adultos), no período de 2021-2023 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), no período de 2021-2023. Temas de Interesse: Educação, educação profissional, formação de professores para a educação profissional, Educação de Jovens e adultos, Proeja, saberes docentes, linguística, educação a distância.

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Publicado

28/11/2023

Como Citar

DE ASSIS OLIVEIRA, Juliana; SARMENTO HENRIQUE, Ana Lucia. A intersecção entre a Educação Física, a Educação Profissional e Tecnológica e o transtorno do espectro autista na produção de conhecimento da Pós-graduação stricto sensu. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e16029, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16029. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16029. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional

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