Inteligência Artificial na Educação Profissional e Tecnológica
experiências pedagógicas nos institutos federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15906Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Experiência Educacional de Ensino, Instituto FederalResumo
A educação é constantemente influenciada por inovações tecnológicas em cada período histórico; com o advento da Inteligência Artificial (IA) não é diferente. A tendência é que muitas dessas ferramentas sejam incorporadas à educação. Este artigo contribui com o debate a respeito do tema ao traçar um breve histórico da IA, abordar as formas assumidas por esta tecnologia e suas aplicações e identificar e discutir publicações científicas a respeito de como a IA tem sido inserida no ensino dos Institutos Federais (IFs). A pesquisa concluiu que há pouca produção acadêmica sobre experiências com IA no ensino dos IFs e que a produção existente se concentra principalmente entre pesquisadores das regiões sudeste e nordeste. No entanto, os trabalhos analisados demonstram que a IA tem sido inserida nos IFs como conteúdo escolar, como recurso para o ensino de outros conteúdos, como ferramenta de apoio à gestão do ensino e, em menor escala, de forma aplicada no desenvolvimento de novas tecnologias.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BITENCOURT, W. A.; SILVA, D. M.; XAVIER, G. DO C. Pode a inteligência artificial apoiar ações contra evasão escolar universitária? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 30, p. 669–694, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-403620220003002854
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
CARREGOSA, M. C. DE O.; SANTOS, J. O. DOS. Clube de leitura virtual de ficção científica: uma proposta de intervenção na educação profissional e tecnológica. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 26, n. 52, p. 426–450, 27 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.3118
CNN BRASIL. Empresas brasileiras devem investir US$ 504 milhões em IA em 2022, diz pesquisa. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/empresas-brasileiras-devem-investir-us-504-milhoes-em-ia-em-2022-diz-pesquisa/>. Acesso em: 13 jun. 2023.
COECKELBERGH, M. AI Ethics. [s.l.] Mit Press, 2020. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/12549.001.0001
COSTA, N. T. DA; FERNANDES, M. A. Sequenciamento de Ações Pedagógicas baseadas na Taxonomia de Bloom usando Planejamento Automatizado apoiado por Algoritmo Genético. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 29, p. 485–501, 22 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2021.29.0.485
DWIVEDI, Y. K. et al. Artificial Intelligence (AI): Multidisciplinary perspectives on emerging challenges, opportunities, and agenda for research, practice and policy. International Journal of Information Management, v. 57, p. 101994, abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2019.08.002
ÉPOCA. EUA anunciam US$ 140 mi para novos centros de estudo sobre inteligência artificial. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/tecnologia/noticia/2023/05/eua-anunciam-us-140-mi-para-novos-centros-de-estudo-sobre-inteligencia-artificial.ghtml>. Acesso em: 13 jun. 2023.
FREITAS, L.; NASCIMENTO, J. A. DO; SANTOS, M. M. Inteligência artificial no ensino técnico: estudo comparativo entre duas metodologias no ensino remoto. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 21, p. e11456–e11456, 28 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11456
GOMES, A. DE D. DE S. et al. Letícia: um chatbot para facilitar a comunicação institucional com a sociedade. Recima21 - Revista Científica Multidisciplinar, v. 4, n. 1, 29 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563
KURZWEIL, R. The Age of Intelligent Machines. [s.l.] Mit Press, 1990.
LEÃO, J. J. C. C. et al. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: aplicações do aprendizado de máquina para apoiar a aprendizagem adaptativa. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha - ReviVale, v. 1, n. 1, 25 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.56386/2764-300X202113
LEVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. [s.l.] Editora 34, 2010.
LUCKIN, R. et al. Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. 22 fev. 2016. Disponível em: <https://www.semanticscholar.org/paper/Intelligence-Unleashed%3A-An-argument-for-AI-in-Luckin-Holmes/0c42c433e2b5b61028e9bb43c5e5f464feb3b140>. Acesso em: 17 jun. 2023
LUGER, G. F. Artificial intelligence: structures and strategies for complex problem solving. 6th ed ed. Boston: Pearson Addison-Wesley, 2009.
MARCIANO, J. M. V. et al. MARIA APP – CHATBOT: Utilizando linguagem natural para auxílio no combate e prevenção da COVID-19 na cidade de Corrente – PI. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, v. 8, p. 1–17, 30 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.51361/somma.v8i1.37
MOREIRA, H. L. M. Indústria 4.0: estudo da aderência de seus pressupostos ao curso de engenharia mecatrônica de um instituto federal do nordeste brasileiro. Conexões - Ciência e Tecnologia, v. 15, n. 0, p. 021008, 30 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1589
PREM, E. Artificial Intelligence for Innovation in Austria. Technology Innovation Management Review, v. 9, n. 12, p. 5–15, 2019. DOI: https://doi.org/10.22215/timreview/1287
RAMOS, I. M. M. et al. Jahý: um chatboot como assistente virtual para o domínio de conhecimento de informações escolares durante a pandemia. Nuevas Ideas en Informática Educativa, v. 16, p. 395–401, 2022.
RUSSELL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. 3ª edição. Editora Campus/Elsevier, 2013.
SCHÖNEMANN, P. H. Artificial intelligence. v. 11, n. Psychological Medicine, p. 449–453, 1981. DOI: https://doi.org/10.1017/S0033291700052752
SILVA, L. S. DA; TEIXEIRA, R. R. P. Inteligência artificial e filosofia da mente na educação. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 6, n. 2, p. 47–63, 6 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v6n2-4
TURING, A. M. Computing Machinery and Intelligence. Creative Computing, v. 6, n. 1, p. 44–53, jan. 1980.
WEF. The Future of Jobs Report 2023. Switzerland: World Economic Forum, 1 maio 2023. Disponível em: <https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2023/digest/>. Acesso em: 18 jun. 2023.
WINSTON, P. H. Artificial Intelligence. 3. ed. [s.l.] Addison-Wesley, 1992.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. 1a ed. [s.l.] Intrínseca, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.