PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO, SUPORTE E MANUTENÇÃO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2008.2872

Resumo

Este trabalho procura demonstrar os esforços e arranjos envolvidos na construção do Observatório Nacional do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica, instrumento essencial para a definição de políticas públicas de expansão da educação profissional e tecnológica no país a partir do acompanhamento da dinâmica do mundo do trabalho. Diante disso, além das tarefas de cunho administrativo, foi necessário desenvolver uma metodologia de análise que contemplasse ao máximo as múltiplas facetas do mundo do trabalho e da educação profissionalizante, interligando-as de forma a construir indicadores quantitativos e qualitativos que elucidem a realidade das regiões que fazem parte da área de influência dos vários Cefets espalhados pelo país. A análise da realidade setorial, ocupacional e educacional das regiões sob influência do Cefet/Campos – RJ, trazida como exemplo neste artigo, traduz bem estes esforços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romeu e Silva Neto, Instituto Federal Fluminense (IFF/Campos).

Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor e pesquisador do Mestrado
em Engenharia Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (Cefet/Campos).

Rodrigo Valente Serra

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor/pesquisador do Mestrado em Engenharia
Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos.

Daniel Vasconcelos Corrêa da Silva

Graduado em Desenvolvimento de Software pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Atualmente é bolsista do Observatório
Nacional do Mundo do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica, Setec/MEC, no Cefet/Campos.

Jayme Freitas Barral Neto

Graduando em Geografia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Atualmente é bolsista do Observatório Nacional do Mundo
do Trabalho e da Educação Profissional e Tecnológica, Setec/MEC, no Cefet/Campos.

Referências

ALMEIDA, Edmar. Fundamentos de economia da energia – Petróleo. Rio de Janeiro, Coppead/UFRJ. IE, 2003.

BRASIL. MEC. SETEC. Políticas públicas para a educação profissional e tecnológica (Proposta em discussão). SETEC/MEC: Brasília, 2004.

Disponível em:http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/p_publicas.pdf. Acesso em: 10 de fevereiro de 2008.

BRASIL. MTE. Relatórios Anuais de Informações Sociais (Séries Históricas). Disponível em: http://www.mte.gov.br. Acesso em: 10 de

dezembro de 2007.

BRASIL. MTE. CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES (CBO 2002). Descrição metodológica. Disponível em: http://www.

mtecbo.gov.br. Acesso em: 13 de janeiro de 2008.

KUENZER, Acacia Z. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educação e Sociedade,

Out/2006, vol. 27, nº 96, p. 877-910.

Downloads

Publicado

29/07/2015

Como Citar

SILVA NETO, Romeu e; SERRA, Rodrigo Valente; SILVA, Daniel Vasconcelos Corrêa da; BARRAL NETO, Jayme Freitas. PROJETO DE DESENVOLVIMENTO, IMPLANTAÇÃO, SUPORTE E MANUTENÇÃO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 98–117, 2015. DOI: 10.15628/rbept.2008.2872. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2872. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS