Sentidos, experiências e reflexões:

expressões das relações de gênero, raça e classe para egressas/os da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15491

Palavras-chave:

Educação profissional; dimensões de desigualdades; gênero; raça; classe.

Resumo

E

Este artigo, resultado parcial de uma pesquisa de doutorado, tem por objetivo apresentar repercussões e experiências sociais no que se refere às imbricações das relações de gênero, raça e classe entrelaçadas no processo de formação profissional de egressas/os do Eixo Saúde do Instituto Federal do Paraná-IFPR. Ainda, busca compreender os sentidos atribuídos por elas/es a essa forma de oferta de ensino. Para esta pesquisa, tivemos por participantes egressas/os dos cursos técnicos subsequentes em: Enfermagem, Massoterapia, Prótese Dentária, Radiologia e Saúde Bucal. Dois foram os instrumentos de busca por informações: questionário online e entrevista semiestruturada. Como resultados, observamos a importância que a educação profissional representa na vida das/os egressas/os, todavia, fazer um curso técnico se configura como uma “pseudo-escolha” influenciada por questões principalmente de gênero e classe.

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Biografia do Autor

Lindamir Salete Casagrande, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pelo PPGNEIM/UFBA (2015). Mestra (2005) e doutora (2011) em Tecnologia pelo PPGTE/UTFPR e graduada em Ciências Com Habilitação Em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (1990). Pesquisadora do Núcleo de Gênero e Tecnologia - GeTec e Membra da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Escritora de biografias de mulheres para o público infantojuvenil.

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Publicado

06.09.2025

Como Citar

INCERTI, Tânia Gracieli Vega; CASAGRANDE, Lindamir Salete. Sentidos, experiências e reflexões:: expressões das relações de gênero, raça e classe para egressas/os da educação profissional . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15491, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15491. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15491. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025