Educação profissional e tecnológica e a precarização do trabalho no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15459

Palavras-chave:

capitalismo de plataforma, Educação Profissional, educação tecnológica, precarização do trabalho

Resumo

Este artigo discute a Reforma do Ensino Médio e a reforma trabalhista dos governos Temer e Bolsonaro como estratégias que visam formar uma mão de obra menos crítica e mais adequada às relações de produção características do capitalismo 4.0, bem como fragilizar a reprodução social e dos trabalhadores de maneira a assegurar a manutenção das taxas de acumulação de capital. O estudo divide-se em três partes: uma descrição das características gerais do capitalismo 4.0 e sua implementação na conjuntura brasileira; uma abordagem da educação profissional e tecnológica e da Reforma do Ensino Médio aprovada em 2017 e uma análise da reforma trabalhista que desregulamentou as relações de trabalho e fragilizou a reprodução social dos trabalhadores. Além de revisão bibliográfica e documental, foram aplicados questionários junto aos discentes e docentes dos Institutos Federais localizados em Alagoas, bem como entrevistas e observação participante com entregadores de aplicativos na cidade de Maceió.

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Biografia do Autor

Pedro Simonard, Centro Universitário Tiradentes/UNIT - Maceió

Centro Universitário Tiradentes/UNIT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Albani Barros, Centro Universitário Tiradentes/UNIT - Maceió

Centro Universitário Tiradentes

Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, Instituto Federal de Alagoas - IFALCentro Universitário Tiradentes - Alagoas - Sotepp

Mestre e doutoranda em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL. Técnica em Assuntos Educacionais - IFAL. Bolsista Prosup/CAPES.

Kely Teixeira, Centro Universitário Tiradentes/UNIT - Maceió

Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Uniderp, bem como em Gestão Pública (MBA) pela Universidade Pitágoras Unopar e, atualmente, mestranda em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes-UNIT/AL. Possui 20 anos de experiência profissional, tendo atuado como assistente de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília-DF. Está como assistente de Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Maceió-AL

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Publicado

05.09.2025

Como Citar

SIMONARD, Pedro; BARROS, Albani; NUNES, Geórgia Valéria Andrade Loureiro; TEIXEIRA, Kely. Educação profissional e tecnológica e a precarização do trabalho no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 25, p. e15459, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.15459. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15459. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2025

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