A presença da arte nos Institutos Federais

mapeando vestígios e construindo horizontes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14686

Palavras-chave:

Educação Profissional, Institutos Federais, Arte, Legislação

Resumo

Neste artigo buscamos explicitar a presença da arte no contexto da EPT através da apresentação de dados sobre sua presença nessa Rede. Também problematizamos a integração entre trabalho, tecnologia e cultura, especialmente a partir da criação dos IFs, que devem ter essas dimensões como princípios de sua organização curricular. Apresentamos uma breve análise de dados sobre a presença de cursos e docentes da área da arte nos Institutos Federais e discorreremos sobre a legislação em vigência, que implica em desafios para a área da arte na educação. Defendemos que os Institutos Federais ainda precisam avançar na oferta das distintas linguagens artísticas, para cumprir o que determinam suas próprias diretrizes, no que tange à formação integral do ser humano.

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Biografia do Autor

Carla Giane Fonseca do Amaral, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo (2021). Mestra em Educação pela mesma Universidade (2014); Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (2011) e Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, Educação Profissional e Tecnológica e Reformas Educacionais, atuando principalmente com os seguintes temas: Artes Visuais, ensino de arte no contexto dos Institutos Federais, formação estética e legislação para a educação. Atualmente é docente de Artes Visuais no Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Sapucaia do Sul. É membro dos grupos de Pesquisa ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência (UFRGS) e C.A.D.E Diálogos e Estudos em Arte e Cultura na Educação Profissional (IFRS).

Thulho Cezar Santos de Siqueira, Instituto Federal Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação pelo PPGED/UFRN, mestrado em Letras pelo PPGL/UERN, tendo concluído sua licenciatura em Artes Cênicas pela UFRN em 2006. Atua como professor de Arte no ensino básico desde então, tendo desenvolvido suas atividades docentes sempre na rede pública. Desde 2010 está professor de teatro no IFRN, onde além da docência se dedica à pesquisa das práticas pedagógicas do teatro no ritual no contexto da escola com enfoque na EPT além das contribuições possíveis desta prática para as reflexões acerca das constituições identitárias.

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora na Faculdade de Educação da UFRGS, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Arte, linguagem e currículo. Líder do Gru´po de estudo e pesquisa em Arte e Docência (ARTEVERSA).

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Publicado

05/02/2024

Como Citar

AMARAL, Carla Giane Fonseca do; SIQUEIRA, Thulho Cezar Santos de; LOPONTE, Luciana Gruppelli. A presença da arte nos Institutos Federais: mapeando vestígios e construindo horizontes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 24, p. e14686, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14686. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14686. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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