Formação pedagógica para não licenciados
a oferta de cursos nos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14327Palavras-chave:
Formação Pedagógica, Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, Institutos FederaisResumo
Inserida no campo da formação de professores, a investigação surge da necessidade de conhecer o campo da formação inicial de professores para EPT e tem como objetivo identificar e analisar as oportunidades formativas destinadas à formação inicial docente de graduados não licenciados no âmbito dos Institutos Federais. Foi realizada uma pesquisa documental nos sites dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal. Os resultados referem-se à caracterização dos cursos encontrados e seu perfil formativo e apresentam relações entre a legislação e a realidade encontrada nos cursos. Conclui-se que o protagonismo dos Institutos Federais pode colaborar na constituição de uma unidade na formação de professores para EPT.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Mónica. Concepção e implementação de actividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. 2010. Tese (Doutoramento em Educação - Didáctica das Ciências) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARREIRO, Cristhianny Bento; CAMPOS, Virgínia Soares de. Um estudo sobre requisitos de ingresso na docência para professores da Educação Profissional e Tecnológica de Institutos Federais. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 21, n. 71, out./dez. 2021. DOI: 10.7213/1981-416X.21.071.DS02. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28406. Acesso em: 29 ago. 2022.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 26 de junho de 1997. Dispõe sobre os programas especiais de formação pedagógica de docentes para as disciplinas do currículo do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional em nível médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp002_97.pdf Acesso em:29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 7, de 18 de junho de 2009. Dispõe sobre consulta da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio sobre a possibilidade de essa escola obter credenciamento para a oferta do curso de Especialização em Educação Profissional em Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pcp007_09.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/res_cne_cp_02_03072015.pdf Acesso em: 29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 29 ago. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 6 de maio de 2022. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/91031-resolucoes-cp-2022. Acesso em: 29 ago. 2022
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
COSTA, Maria Adélia; CHAMON, Carla Simone; ANDRADE, Carolina. A constituição do campo científico na Formação de Professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e15974, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15974. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15974. Acesso em: 4 out. 2024.
CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e lugares de docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES: CNPq, 2010.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Editora ARTMED, 2006.
GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Revista de ciências da educação, [S. l.], s.v., n. 08, jan./abr. 2009.
GARCÍA, Carlos Marcelo. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 51-76.
GOMES, Daiane da Silva. A formação de professores da educação profissional: trajetórias de sujeitos do câmpus avançado Jaguarão. 2018, 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, 2018.
IFMA. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA - Campus Caxias. Caxias: IFMA, 2017. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gmjqaN6JW3aQTYk9Wz0xN75k30nDiMg7/view. Acesso em: 23 set. 2022.
IFRN. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura - Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/licenciatura/licenciatura-em-formacao-pedagogica-para-graduados-nao-licenciados-em-rede/view. Acesso em: 23 set. 2022.
IFSUL. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. Projeto Pedagógico do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Pelotas: IFSUL, 2018. Disponível em: http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/curso/252. Acesso em: 23 set. 2022.
LOURO, Guacira Lopes. Magistério de 1º Grau: um trabalho de mulher. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p.31-39, jul./dez. 1989.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na Sala de Aula. In: PRIORE, Mary Del. (Org.). História das Mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2015. p.443-481.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MOURA, Dante Henrique (org.). Produção do conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado das Letras, 2013, p.363-384.
MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 1, 2008.
NÓVOA, António. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1992. p. 11-30.
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2016.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: InterSaberes, 2016.
SENA, Francisco das Chagas de; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. Formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica no século XXI: mudanças e permanências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14545, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14545. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14545. Acesso em: 4 out. 2024.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Oneida. Profissionalização docente. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 17. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas coletivas de si na escola. 2012, 148f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.