Identidade docente de professores dos Institutos Federais

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13826

Palavras-chave:

identidade docente, Institutos Federais, professor EBTT, revisão da literatura

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre o processo de construção da identidade profissional do professor que atua nos Institutos Federais. O levantamento considerou dissertações e teses disponíveis no portal CAPES e artigos na plataforma SciELO publicados no período de 2008 até maio de 2021. Os resultados indicam convergência na compreensão da identidade docente como um construto dinâmico resultado de experiências pessoais, formativas e profissionais. Todavia, o objeto é tratado em diferentes perspectivas. Além disso, este artigo evidencia que pesquisas sobre a identidade do professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico ainda são incipientes o que denota a necessidade de estudos que auxiliem na compreensão dessa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rodrigues Alves Costa, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2014). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Minas Gerias (2016) e professora de matemática na rede municipal de Contagem (2007).

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010)

Referências

ALMEIDA, S.; PENSO, M.; FREITAS, L. Identidade docente com foco no cenário de pesquisa: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 35, e204516, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/GXqy4wMFfSZ8wJVc7Kh3vxh/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 mai. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698204516

ANASTASIOU, L.; ALVES, L. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 6. ed. Joinville: UNIVILLE, 2006.

ARROYO, M. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 3. ed. Petropólis: Vozes, 2009.

BAJOIT, Guy. Tudo muda: proposta teórica e análise de mudança sociocultural nas sociedades ocidentais contemporâneas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 24 abr. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm

CARDOSO, M.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371-390, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000200371&lang=pt Acesso em: 15 maio 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216520

CUNHA, M. O lugar da formação do professor universitário: A condição profissional em questão. In: CUNHA, M. (org.). Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007.

CUNHA, M. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

CARIA, T. H. A Cultura profissional dos professores do ensino básico em Portugal: uma linha de investigação em desenvolvimento. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 3, p. 125-137, maio/ago. 2007.

DIAS, M. Tecendo colaborativamente a formação e o desenvolvimento profissional docente no IFTM: identidade, saberes e práticas. 2020. 321 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/31278/3/TececendoColabortivamenteFormacao.pdf. Acesso em: 04 jul. 2021.

DUBAR, C. Legisladores e intérpretes. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FARTES, V.; SANTOS, A. P. Q. O. Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da Educação Profissional e Tecnológica. Cadernos de Pesquisa; São Paulo, v. 4, n. 143, p. 376-401, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/HnQNq9tsTCdLDjRGGWb7BFb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000200004

FOLLMANN, J. I. Processos de identidade versus processos de alienação; algumas interrogações. Revista Identidade, São Leopoldo, RS, v. 17, n. 1, jan./jun. 2012.

FOLLMANN, J. I. Identidade como conceito sociológico. Ciências Sociais Unisinos, v.37, n. 158, 2001.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3, p. 483-502, set./dez. 2005. https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300011

FREITAS, L. A. Sobre a identidade profissional dos docentes da educação profissional técnica de nível médio forma integrada: perspectivas a partir dos pressupostos da educação ambiental transformadora. Doutorado em Educação Ambiental – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. 200f. Disponível em: http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/6023/0000010506.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 jun. 2021.

FRIGOTTO, G. Org. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. Sísifo, n. 8, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 17 jun. 2021.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da pedagogia: Pesquisas Contemporâneas sobre o Saber Docente. 3a ed. Ijuí: UNIJUI, 2013.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade pessoal. Oeiras: Celta, 1997.

GOMES, D. A formação de professores da educação profissional: trajetórias de sujeitos do câmpus avançado Jaguarão. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, 2018.

GOMES, P.; FERREIRA, C.; PEREIRA, A.; BATISTA, P. A identidade profissional do professor: um estudo de revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. [S. l.], v. 27, n. 2, p. 247-267, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/LFSfvP8BmGkxQFrwfsyhXsH/?lang=pt .Acesso em: 8 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200009

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HALL, S. Quem precisa de identidade?. In: SILVA, T.; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 9. ed. São Paulo: Editora Vozes, 2000.

HELMER, E. A construção da profissionalidade docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. 2012. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2286?show=full. Acesso em: 20 mai. 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. 2. ed.Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

IBIAPIANA, I. M. L de M. (Org.). Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líder Livro Editora, 2008.

MACHADO, L. R. S. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul./set. 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300005

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MIZUKAMI, M. .G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORGADO, J. C. Identidade e profissionalidade docente: sentidos e (im)possibilidades. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 19, nº 73, p. 793 - 812, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/FGxQczxQYCJvQfyLdvGfTRc/ Acesso em: 12 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362011000500004

NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA. 2009. Disponível em: http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf . Acesso em: 10 jan. 2019

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a profissão. Lisboa: Dom Quixote, p. 15-33, 1992.

PEREIRA, F.; MOURAZ, A. Crise da educação escolar e percepções dos professores sobre o seu trabalho: identidade profissional e clima de escola em análise. Educação em Revista. v. 31, v. 1, p. 115-138, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/LQsfXY496NRVLQPfRFSmgWm/?lang=pt. Acesso em: abr. 2021 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698129348

PERRENOUD, P. Escola e cidadania: o papel da escola na formação para a democracia. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176 Acesso em: 10 jun. 2021.

SACRISTÁN, J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão Professor. 2. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, p. 63-92, 1999.

SALES, A.; CHAMON, E. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educação em Revista. v. 27, n. 3, p. 183-210, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982011000300010&lang=pt Acesso em: 04 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000300010

SANCHES, M. A constituição da identidade profissional dos docentes da Educação Profissional Técnica De Nível Médio: possibilidades e desafios. 2014. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/573/109257_Maria.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07 maio 2021.

SANTOS, J. Tensões e contradições nos processos identitários do professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – EBTT do IFRR. 2016. 217 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016. Disponível em: https://1library.org/document/q5w96g3q-tensoes-contradicoes-processos-identitarios-professor-educacao-tecnica-tecnologica.html. Acesso em: 02 jun. 2021

SOBREIRA, M. O retrato identitário do professor do curso de Mecânica do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. 2018. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2018. Disponível em: https://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/1923/2/Maria%20Aparecida%20e%20Silva%20Pereira%20Sobreira.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 19. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O ofício de professor: histórias, perspectivas e desafios internacionais. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

VITOR, V. Identidade docente e Educação Profissional Técnica de Nível Médio: um estudo sobre os professores que atuam no CEFET-MG. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/3606/1/DISSERTA%c3%87%c3%82O_IdentidadeDocenteEduca%c3%a7%c3%a3o.pdf. Acesso em: 11 jun. 2021.

Downloads

Publicado

30/08/2023

Como Citar

COSTA, Fernanda Rodrigues Alves; COELHO, Geide Rosa. Identidade docente de professores dos Institutos Federais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13826, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13826. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13826. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.