Evasão e permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal
análise dos estudos da Pós-graduação stricto sensu brasileira
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13205Palavras-chave:
Evasão, Permanência, Cursos Técnicos, Rede Federal, Produção Acadêmica.Resumo
O presente artigo analisa dissertações e teses que abordam a evasão e a permanência no ensino técnico ofertado na Rede Federal. O recorte temporal, de 2009 a 2020, abrange os estudos realizados no decurso dos 11 primeiros anos de criação desta Rede. A base de dados para mapeamento foi a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. As análises das 10 pesquisas selecionadas revelaram que os estudos na pós-graduação stricto sensu sobre a temática são recentes, intensificados a partir de 2014, mas ainda restritos, sobretudo os realizados pelas instituições da Rede Federal. Todas as investigações discutiram os múltiplos fatores que influenciaram a evasão ou a permanência e quatro apresentaram propostas de intervenção com vistas a mitigar a evasão e a incentivar a permanência estudantil na realidade pesquisada.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. D. B. Permanência e êxito no ensino médio integrado do IFG Uruaçu: orientações para qualificação e acompanhamento de estudantes. 2019. 225 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Lei nº 11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Acórdão nº 506/2013 – TCU – Plenário, de 13 de março de 2013. Brasília, DF: 13 de março de 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal anuncia 100 novos campi de Institutos Federais. Portal do Ministério da Educação, Brasília, 04 mar. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/governo-federal-anuncia-100-novos-campi-de-institutos-federais. Acesso em: 01 set. 2024a.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acesso em: 01 set. 2024b.
COELHO, A. J. D. P. Permanência e abandono escolar na educação profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
DORE, R; LÜSCHER, A. Z. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 772-789, set./dez. 2011.
DORE, R. Evasão e repetência na Rede Federal de Educação Profissional. In: XXXVII REUNIÃO DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 2013, Alagoas. [Anais eletrônicos...]. Alagoas: IFAL, 2013.
DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; CASTRO, Tatiana Lage de. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da rede federal de educação profissional de Minas Gerais. In: DORE, Rosemary; ARAÚJO, Adilson César de; MENDES, Josué de Sousa (Orgs.). Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: Editora do IFB/RIMEPES, 2014. p. 369- 413. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=193551294007. Acesso em: 16 ago. 2024.
DUARTE, A. M. S. A cartografia da permanência estudantil nos cursos de nível médio da Rede Federal de Educação. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MATOS, L. A. Permanência no ensino médio profissional: o caso do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio. 2018. 183 f. Dissertação (mestrado em educação) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MORAES, G. H. [et.al]. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. Brasília/DF: Editora Evobiz, 2018, 101 p. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/images/conteudo/pnp/2019/guia-referencia-2019.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
NARCISO, L. G. S. Análise da Evasão nos Cursos Técnicos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Câmpus Arinos: Exclusão da Escola ou Exclusão na Escola? 2015, 162 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
PAULA, E. D. Motivadores para ingresso, permanência e conclusão de dois cursos técnicos subsequentes no IFPR Campus Curitiba. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
RAMOS, A; FARIA, P. M.; FARIA, A. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a02.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
SILVEIRA, R. B, O programa permanência e êxito no Instituto Federal Farroupilha: trabalho pedagógico e fracasso escolar. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.
SOUZA, J. A. S. Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma instituição de ensino profissional. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
SOUZA, T. R. A. Estudo das relações entre a permanência no ensino técnico e a assistência estudantil no IFTM – Campus Paracatu. 2015. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
VEIGA, C. R. Fatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o CEFET/RJ. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) – Programa de Pós-Graduação em Sistema de Gestão. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.