Ressemantizar a presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica
um panorama da América Latina e Caribe ao Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13168Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Gênero, Mulher, RaçaResumo
Este artigo analisa a participação feminina, emoldurada pela desigualdade de gênero, na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) latino-americana e na maior rede dessa oferta do Brasil, representada pelos Institutos Federais (IFs), com foco na região Nordeste, em função das matrículas por sexo, etnia e idade, como base para se pensar a ressemantização da oferta de EPT. A investigação fez uso de metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, a partir da teoria feminista. Conclui-se que, apesar do aumento de matrículas das mulheres na EPT, as bases de dados necessitam de aprimoramento para melhor conhecer a realidade, sobretudo das jovens mulheres socioeconomicamente vulneráveis, das barreiras de acesso das mulheres à EPT, e, suas implicações para a divisão sexual do trabalho.
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