Ressemantizar a presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica

um panorama da América Latina e Caribe ao Nordeste do Brasil

Autores

  • Helena Maria Albuquerque Ximenes Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública - Faculdade de Saúde Pública/ USP
  • Ana Angélica Mathias Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
  • Fernando Mendes Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra
  • Maria Elanny Damasceno Silva PREFEITURA DE QUIXADÁ - CE
  • Ana Carênina Albuquerque Ximenes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.13168

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Gênero, Mulher, Raça

Resumo

Este artigo analisa a participação feminina, emoldurada pela desigualdade de gênero, na oferta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) latino-americana e na maior rede dessa oferta do Brasil, representada pelos Institutos Federais (IFs), com foco na região Nordeste, em função das matrículas por sexo, etnia e idade, como base para se pensar a ressemantização da oferta de EPT. A investigação fez uso de metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, a partir da teoria feminista. Conclui-se que, apesar do aumento de matrículas das mulheres na EPT, as bases de dados necessitam de aprimoramento para melhor conhecer a realidade, sobretudo das jovens mulheres socioeconomicamente vulneráveis, das barreiras de acesso das mulheres à EPT, e, suas implicações para a divisão sexual do trabalho.

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Biografia do Autor

Helena Maria Albuquerque Ximenes, Programa de Pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública - Faculdade de Saúde Pública/ USP

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2003) com estágio em Biologia Molecular na Universidade Livre de Bruxelas (1999-2001). Pós-doutorado na Escola Superior de Medicina de Hannover em Bioquímica Clínica (2004). Possui experiência na área de Fisiologia Humana e Celular e Nutrição Experimental, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando, também, na área de Saúde Pública. Lecionou na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como supervisora de Projeto de Extensão para estudo, pesquisa e atendimento de diabéticos hipertensos, cardíacos, obesos e doentes metabólicos do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi bolsista DCR-CNPQ na Universidade Federal do Ceará desenvolvendo projeto na área de Saúde Comunitária sob supervisão do Dr. Renan M. Montenegro Jr. Atuou como professora no curso de Ciências da Nutrição na Universidade de Fortaleza (Unifor) aplicando metodologias ativas de ensino e nutricionista clínica no Instituto Central do Hospital das Clínicas da FM da USP e como professora no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), no Centro Universitário Anhanguera - Vila Mariana na cidade de São Paulo e na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Atua também como consultora por meio de empresa própria HX- consultoria acadêmica em saúde. Atualmente cursando doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP e atuando como Nutricionista no Hospital Universitário da USP.

Ana Angélica Mathias Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/UFC (2010), Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006), Graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (2004), Graduanda em Fisioterapia (Atual) eTécnico em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará /Cefet-CE (2000). Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA campus Imperatriz). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Áreas de atuação: Química, Bioquímica, Materiais e Ensino de Química. Experiência com: compósitos (pó, gel, filme e esponja) e cerâmicas, bem como, formação de professores e metodologia de ensino.

Fernando Mendes, Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra

Possui graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra (1994), mestrado em Biologia Molecular e Celular pela Universidade de Coimbra (2010) e doutorado em Ciências da Saúde, Ramo de Tecnologias em Saúde pela Universidade de Coimbra (2016). Atualmente, é professor adjunto da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra. Tem experiência na área de Ciências Biomédicas de Laboratóriais e Biologia Molecular e Celular, com enfase na Medicine.

Maria Elanny Damasceno Silva, PREFEITURA DE QUIXADÁ - CE

Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira - UNILAB, ex-bolsista de pesquisa CAPES e integrante do grupo GEPEMA/UNILAB. Especialista na área de Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UniCatólica (2016). Tecnóloga em Agronegócio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2014). Foi estagiária no Escritório Regional do SEBRAE-Quixadá/CE entre os anos de 2012 a 2014. Atuou como bolsista técnica e voluntária de pesquisas durante a graduação em Agronegócios. Tem experiência nas áreas de ciências ambientais, ciências agrárias, ciências sociais e recursos naturais com ênfase em gestão do agronegócio, desenvolvimento rural, contabilidade de custos, políticas públicas hídricas, tecnologias sociais, sociobiodiversidade e educação ambiental. Além disso, faz parte da Comissão Técnica-Científica da Editora Atena.

Ana Carênina Albuquerque Ximenes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Economista, graduada pela Universidade Federal do Ceará (1994), trabalhou como consultora e instrutora para organizações privadas, públicas e da sociedade civil como, NUTEC, FLACSO e IEL/ FIEC e SEBRAE NACIONAL. Contribuiu para a criação do Centro Estratégico de Desenvolvimento do Ceará (atual IPECE) como Coordenadora de Ambiente para o setor de TIC. Cursou mestrado em Administração na Universidade Estadual do Ceará (2001), com ênfase em pequenas e médias empresas, no qual pesquisou sobre o movimento de incubação de negócios de base tecnológica. Em 2001, iniciou atividades acadêmicas como professora de IES (UNI7, FIC/ ESTÁCIO, UNICHRISTUS). Ingressou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE em 2008, onde foii lotada no campus Quixadá, integrando equipe docente e de estruturação desse campus, além de atuar como coordenadora de extensão (2011-2013). Em 2016,integrou-se à equipe de docentes do campus Horizonte, onde coordena desde 20118 o Curso de Especialização em Gestão Estratégica. Concluiu o doutorado no Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), com tese que trata da mudança institucional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil e sua relação com o desenvolvimento econômico e social.

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Publicado

14/11/2024

Como Citar

XIMENES, Helena Maria Albuquerque; MACÊDO, Ana Angélica Mathias; MENDES, Fernando; SILVA, Maria Elanny Damasceno; XIMENES, Ana Carênina Albuquerque. Ressemantizar a presença de mulheres na Educação Profissional e Tecnológica: um panorama da América Latina e Caribe ao Nordeste do Brasil . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e13168 , 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.13168. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13168. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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