Educação Profissional e Tecnológica sob uma perspectiva de Gênero:

uma breve retrospectiva da trajetória da educação feminina no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13139

Palavras-chave:

Educação Profissonal e Tecnológica, Políticas Educacionais, Gênero, Desigualdade de Gênero

Resumo

O presente trabalho discute, de forma breve, a trajetória da mulher na história da Educação brasileira, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica. Nesse contexto, apresenta as assimetrias de gênero que foram constituídas historicamente na Educação e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com lugares “destinados” às mulheres nos cursos de formação profissional. Assim, a partir desta breve descrição histórica verifica-se a persistência de padrões históricos de diferenciação sexual nas carreiras escolares e profissionalizantes e a delimitação, mesmo que simbólica, de espaços masculinos em detrimento de espaços femininos. Os objetivos deste trabalho se comprometem com a ampliação das discussões sobre gênero na Educação Profissional a partir de uma revisão bibliográfica sobre a educação feminina nos diferentes períodos da história do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn Rueb Lacerda de Araújo, Instituto Federal Fluminense

Técnica em Assuntos Educacionais / Pedagoga do Instituto Federal Fluminense

Mestranda do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) 

Julio Cezar Pinheiro de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Sociólogo - UENF

Mestre em Políticas Sociais - UENF

Doutor em Planejamento Urbano e Regional - UFRJ

Professor do PROFEPT / IFF Fluminense

Referências

ALVES, Rosana Llopis. Trajetórias femininas no Colégio Pedro II. ANPUH – XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Fortaleza, 2009.

ARANHA, M.L. de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil / Maria Lúcia de Arruda Aranha. – 3. ed. – ver e ampl. – São Paulo: Moderna, 2006.

ARAÚJO, R.N. de L.; RODRIGUES, D. do S. Referências sobre Práticas Formativas em Educação Profissional: o Velho Travestido de Novo Frente ao Efetivamente Novo. B. Técnico Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.36, n.2, maio / ago. 2010.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Lei Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

BRUSCHINI, C. Colaboração de Cristiano Miglioranza e Arlene Martinez Ricoldi. Trabalho e Gênero no Brasil nos Últimos Dez Anos. Fundação Carlos Chagas, Grupo de Pesquisas Socialização de Gênero e Raça. 2007.

CIAVATTA, M. A Formação Integrada. A Escola e o Trabalho como Lugares de Memória e de Identidade. Trabalho Necessário, ano 3 número 3, 2005.

CUNHA, L.A. Ensino Profissional: o Grande Fracasso da Ditadura. Cadernos de Pesquisa v.44 n.154 p.912-933 out./dez. 2014.

Educação profissional e tecnológica: memórias, contradições e desafios / Gaudêncio Frigotto (Organizador). – Campos dos Goytacazes/RJ: Essentia Editora, 2006.

FREYRE, G. Casa Grande & Senzala; formação da família brasileira sobre o regime da economia patriarcal. 49ª Ed., São Paulo: Global, 2004.

GOMES, L.C.G. Escolas de Aprendizes Artífices de Campos: história e imagens / Luiz Claudio Gonçalves Gomes. – Campos dos Goytacazes (RJ): Essentia Editora, 2017.

MACHADO, M.L.B. Formação Profissional e Modernização no Brasil (1930-1960): Uma Análise à Luz das Reflexões Teórico-Metodológicas de Lucie Tanguy. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 118, p. 97-114, jan.-mar. 2012.

MOURA, D.H. Educação Básica e Educação Profissional e Tecnológica: Dualidade Histórica e Perspectivas de Integração. Holos, Ano 23, Vol. 2 – 2007.

NOSELLA, P. Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores: para além da Formação Politécnica. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan / abr 2007.

OLIVEIRA, F. Crítica à Razão Dualista / O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

OSTOS, N.S.C. A questão feminina: importância estratégica das mulheres para a regulação da população brasileira (1930-1945). Cadernos Pagu (39), julho-dezembro de 2012:313-343.

PRIORE, M. D. A mulher na história da colônia, em Ao sul do corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil colônia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, 2008.

REIS, F., MARTINEZ, S.A. O Ensino Profissional Feminino no Brasil: Uma Análise da Escola Profissional Feminina Nilo Peçanha (Campos, Rio de Janeiro, 1922-1930). Número temático: Desenho e Educação: Cultura Visual e Cidade. A Cor das Letras — UEFS, n. 13, 2012

SAVIANI, D. Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 jan / abr 2007.

SILVA, M.B.N. A Educação da Mulher e da Criança no Brasil Colônia”, in Maria Stephanou e Maria Helena Camara Barros (Orgs.), Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, v. I: Séculos XVI-XVIII, 2004, p.131-135.

Downloads

Publicado

27/05/2022

Como Citar

LACERDA DE ARAÚJO, Evelyn Rueb; OLIVEIRA, Julio Cezar Pinheiro de. Educação Profissional e Tecnológica sob uma perspectiva de Gênero: : uma breve retrospectiva da trajetória da educação feminina no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e13139, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13139. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13139. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.