Política de formação de professores na EBPT
análise a partir do mapeamento de egressos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12668Palavras-chave:
Formação de professores, Cursos de Licenciatura, Educação profissional e tecnológica, Egressos, Campus Alegrete.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma análise realizada com egressos dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete-RS das turmas de 2010 à 2014, com a finalidade de identificar o percentual dos que efetivamente atuam na docência[1]. O trabalho investiga como ocorre a oferta de cursos de Licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, instituições estas voltadas prioritariamente à Educação Profissional, mas que mediante a promulgação da Lei 11.892/2008, surge a obrigatoriedade da destinação de 20% das suas vagas para a formação de professores. Assim, o estudo foi composto, inicialmente, por pesquisa quantitativa na qual efetuou-se um mapeamento dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura do IFFar Alegrete. A partir dos resultados dessa etapa, a pesquisa prosseguiu com enfoque qualitativo, mediante um questionário, com intuito de obter o número de egressos atuantes na docência. Como resultados, verificou-se que nos cursos de licenciatura no Campus Alegrete do período estudado, menos de 20% dos concluintes lecionam dentro da sua área de formação, com mais de 70% dos egressos fora da atividade de docência.
[1] Trata-se de parte da pesquisa da dissertação de mestrado realizada no PROFEPT.
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