Do ideal ao cotidiano

uma aproximação ao ensino de desenho técnico na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.12603

Palavras-chave:

Desenho técnico, Geometria, Politecnia, Omnilateralidade, Produto educacional

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar informações reunidas numa primeira etapa, de cunho exploratório, de uma investigação mais extensa concernente à elaboração de um produto educacional voltado ao processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico, na Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no curso de Edificações do Ensino Médio Integrado. Para tanto, foram empregadas pesquisas bibliográficas, consultas documentais e entrevistas. Os resultados, além de apontarem para a necessidade de se oferecer aos alunos possibilidades de superação de dificuldades de aprendizagem, propiciam os apoios necessários ao delineamento do mencionado material didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ >. Acesso em 08 de agosto de 2020.

BOANOVA, Cecília Oliveira. Análise de uma proposta de ensino de geometria descritiva baseada na perspectiva histórico-cultural. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Pelotas, p. 100. 2011.

CARNEIRO, Joyce Barbosa; DE VASCONCELOS, Samuel Pereira; ARAÚJO, Bruno Araújo. O uso de ferramentais digitais como objeto de aprendizagem no ensino de desenho técnico mecânico. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 42, p. 22-30, ago. 2018. ISSN 2447-9187. Disponível em: <https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1361>. Acesso em: 23 Mar. 2021.

CIAVATTA, M. O ENSINO INTEGRADO, A POLITECNIA E A EDUCAÇÃO OMNILATERAL. POR QUE LUTAMOS? / The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight?. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>. Acesso em: 23 mar. 2021.

FARIAS, Marcella S. F.de.; MENDONÇA, Andréa P. Concepção de Produtos Educacionais – para um Mestrado Profissional. 1a. ed. IFAM, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Revista do Centro de Educação e Letras da Unioeste, v. 10, n. 1, 2008.

HLADKYI, Daniela Zavisas. Desenho e interdisciplinaridade: desenho em transversalidade. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), v. 15, n. 2, p. 83-94, 2017.

KAPLÚN, Gabriel. Material educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação, n. 27, p. 46-60, 2003.

KAPLÚN, Gabriel. ¿ Democratización electrónica o neoautoritarismo pedagógico?. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, v. 8, n. 3, 2006.

KONDER, Leandro. O que é dialética. 28 ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, p. 340, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. Edições Loyola, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 2006.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.

MARQUES, Janaina Carneiro; CHISTÉ, Priscila de Souza. O Ensino do Desenho Técnico: uma Proposta Interdisciplinar. CIAIQ2016, v. 1, 2016.

MELO, Tattiana Fernandes de Oliveira. O software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática) - Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, p. 128. 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RUIZ, Luciana et al. Producción de materiales de comunicación y educación popular. Buenos Aires: Departamento de Publicaciones de la Facultad de Derecho y Ciencias Sociales de la Universidad de Buenos Aires, 2014.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

TAMASHIRO, H. A. Desenho técnico arquitetônico: constatação do atual ensino nas escolas brasileiras de arquitetura e urbanismo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, p. 262. 2003.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Publicado

28/06/2022

Como Citar

DE LUCENA PEREIRA PIMENTA, Fábio; JOSÉ ALVES DO REGO BARROS, Rafael. Do ideal ao cotidiano: uma aproximação ao ensino de desenho técnico na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 22, p. e12603, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.12603. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12603. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.