A utilização de um documentário como recurso para práticas remotas em EPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11886

Palavras-chave:

Ensino Profissional e tecnológico, Estratégias didáticas, Cinema.

Resumo

O presente trabalho apresenta a vivência de uma prática didática desenvolvida remotamente em virtude da pandemia de Covid-19. O estudo tem como objetivo analisar a construção de saberes e conhecimentos a partir da inserção de um documentário no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Profissional e Tecnológico. Participaram do estudo uma turma de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), de um Instituto Federal do Sul do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, em que a coleta de dados foi através de questionário. Para construir e desenvolver a ação foi a utilizada a Experiência de Leitura por Andaimes. Dessa forma, pode-se concluir que a Experiência de Leitura por Andaimes articulada a um documentário pode auxiliar no planejamento de atividades remotas pelos professores e contribuir na construção de aprendizados disciplinares dos alunos.

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Biografia do Autor

Rosiele Oliveira da Encarnação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Régis Jacques D’Ávila, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Graduado em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciado em Formação Pedagógica em Artes Visuais pela UNIASSELVI, Polo Santa Maria. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - IFFar Campus Jaguari. 

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO, Rosiele; JACQUES D’ÁVILA, Régis; XAVIER COUTINHO, Renato. A utilização de um documentário como recurso para práticas remotas em EPT. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11886, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11886. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11886. Acesso em: 25 abr. 2024.

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