A utilização de um documentário como recurso para práticas remotas em EPT
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11886Palavras-chave:
Ensino Profissional e tecnológico, Estratégias didáticas, Cinema.Resumo
O presente trabalho apresenta a vivência de uma prática didática desenvolvida remotamente em virtude da pandemia de Covid-19. O estudo tem como objetivo analisar a construção de saberes e conhecimentos a partir da inserção de um documentário no processo de ensino-aprendizagem do Ensino Profissional e Tecnológico. Participaram do estudo uma turma de mestrandos do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), de um Instituto Federal do Sul do Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, em que a coleta de dados foi através de questionário. Para construir e desenvolver a ação foi a utilizada a Experiência de Leitura por Andaimes. Dessa forma, pode-se concluir que a Experiência de Leitura por Andaimes articulada a um documentário pode auxiliar no planejamento de atividades remotas pelos professores e contribuir na construção de aprendizados disciplinares dos alunos.
Downloads
Referências
AMERICAN FACTORY. Direção: Steven Bognar e Julia Reichert. Produção: Higher Ground e Netflix. Netflix. Estados Unidos. 2019. 1h50mim. Disponível em: <https://www.netflix.com/br/>. Acesso em: 08 abr. 2020.
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações do mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 25, n. 87, p. 335-351, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Anexo ao Regulamento Geral do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2018. Disponível em:
<https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma_2018/Regulamento/Anexo-ao-Regulamento-2019.pdf>. Acesso em: 17 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Regulamento Geral do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, p. 11, 2018. Disponível em: <https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/regu>. Acesso em: 17 set. 2020.
CLARK, Kathleen F.; GRAVES, Michael F. Scaffolding students’ comprehension of text. The Reading Teacher, vol. 58, n. 6, p. 570-580, 2005.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.23, n.1, p. 187-205, 2014.
ENCARNAÇÃO, Rosiele Oliveira da. Utilizando o cinema como ferramenta didática no ensino de Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, p. 99, 2020.
ENCARNAÇÃO, Rosiele Oliveira da; COUTINHO, Renato Xavier. O ensino de mecânica através do cinema. Experiências em Ensino de Ciências, V.13, No.5, p. 59-72, 2018.
ENCARNAÇÃO, Rosiele Oliveira da; PANIZ, Catiane Mazocco; COUTINHO, Renato Xavier. Uma experiência com Cinema na formação Inicial de professores de Ciências Biológicas in: Cinema e educação: experiências estéticas de ensino e aprendizagens com a sétima arte / Gabriella Eldereti Machado; Valeska Maria Fortes de Oliveira (Organizadoras), Rio de Janeiro: Eulim, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_fRL8DOUqft0pU8Ir_oeCDdzvdhV02ov/view. Acesso em: 05 set. 2019.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores - Excertos [2013]. Disponível em:
<http://www.pb.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/201179171745208frigotto_ciavatta_ramos_o_trabalho_como_principio_educativo.pdf>. Acesso em: 05 set. 2019.
GRAVES, Michael F.; GRAVES, Bonnie B. The scaffolded reading experience: a flexible framework for helping students get the most out of text. Reading, 29: 29-34, 1995.
GUIMARÃES, André Rodrigues et al. Escolarização burguesa e formação omnilateral. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 4, n. 6, p. 16-29, 2008.
KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA REGIÃO SUL – ANPED Sul, XI., 2016, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016, p. 1-22. Disponível em: < http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/trabalhos/>. Acesso em: 27 ago. 2020.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. [tradução Newton Ramos-de-Oliveira], Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011, 242 p.
MOREIRA, M. A. A teoria da mediação de Vygotsky. In: MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011, 136 p.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. (Coleção formação pedagógica; v. 5).
RAMOS, Marise Nogueira. O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n.04, p.105-125, 2014.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 55.154, de 1º de abril de 2020. Diário Oficial do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 01 abr. 2020.
SILVA, Andréa Villela Mafra da. A Pedagogia tecnicista e a organização do sistema de ensino brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 70, p. 197-209, 2016.
WOOD, David; BRUNER, Jerome. S.; ROOS, Gail. The role of tutoring in problem solving. J. Child Psychol. Psychiat., Vol. 17, p. 89-100, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.